-
Créditos
-
Sumário
-
Prefácio
Marizilda dos Santos Menezes e Marco Antonio Rossi
-
INTRODUÇÃO À VISUALIZAÇÃO EM VRML: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA DE UTILIZAÇÃO DE REALIDADE VIRTUAL / INTRODUCTION TO VRML VISUALIZATION: AN ACADEMIC EXPERIENCE IN USING OF VIRTUAL REALITY
Valéria Ilsa Rosa,
Carolina Bravo Pillon,
José Luís Farinatti Aymone e
Régio Pierre da Silva -
O USO DA METÁFORA NA INTERFACE GRÁFICA COMPUTACIONAL DE SISTEMAS OPERACIONAIS: ORIGENS E APLICAÇÃO CONTEMPORÂNEA / THE METAPHOR USAGE ON GRAPHIC USER INTERFACES OF OPERATING SYSTEMS: ORIGINS AND CONTEMPORARY APPLICATIONS
Danilo Braga,
Priscila Almeida Cunha Arantes e
Gisela Belluzzo de Campos -
TÉCNICA DE ILUSTRAÇÃO TRADICIONAL COM SOBREPOSIÇÃO DE ELEMENTOS: ESTUDO DE CASO DE RONALDO FRAGA / TRADITIONAL ILUSTRATION TECHNIQUE WITH OVERLAY ELEMENTS: RONALDO FRAGA’S STUDY CASE
Julia Yuri Landim Goya e
Milton Koji Nakata -
UMA REFLEXÃO SOBRE OS FUNDAMENTOS DO DESENHO / A DISCUSSION ON THE FUNDAMENTALS OF DRAWING
Marina Bortoluz Polidoro
-
A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO / GAMIFICATION AS A LEARNING STRATEGY
Isabelle Maria Farias de Lima Teixeira e
Narle Silva Teixeira -
A IMPRESSÃO 3D COMO POSSIBILIDADE PARA O RESTAURO E A FABRICAÇÃO DE TIPOS MÓVEIS / 3D PRINTING AS A POSSIBILITY FOR RESTORATION AND MANUFACTURING OF MOVABLE TYPE
Rafael Neder e
Renan Torres Vieira -
ANIMAÇÃO ENQUANTO OBJETO DE APRENDIZAGEM: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MODELOS DE CONCEPÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O DESIGN DE ANIMAÇÕES EDUCACIONAIS / ANIMATION WHILE LEARNING OBJECT: CONSIDERATIONS ON LEARNING OBJECTS MODELS AND DESIGN OF EDUCATIONAL ANIMATIONS
Marcia Maria Alves e
André Luiz Battaiola -
BRINQUEDOS ÓTICOS ANIMADOS E O ENSINO DE DESIGN / OPTICAL ANIMATED TOYS AND DESIGN LEARNING
Gabriel Filipe Santiago Cruz,
Rita Maria de Souza Couto e
Flavia Nízia Fonseca Ribeiro -
CAMINHANDO NAS LENDAS: USO DO DESIGN THINKING PARA DESENVOLVIMENTO DE JOGO DE TABULEIRO CULTURAL / WALKING ON LEGENDS: USE OF DESIGN THINKING FOR CULTURAL BOARD GAME DEVELOPMENT
Jennyfer Oliveira da Costa e
Marcella Sarah Filgueiras de Farias -
CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS E PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIAS NARRATIVAS NO FORMATO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS / STORYTELLING AND PRODUCTION OF NARRATIVE SEQUENCES IN A COMIC BOOK FORMAT
Marina de Lira Pessoa Mota,
Gregório Bacelar Lameira,
Silvio Barreto Campello e
Eva Rolim Miranda -
DESIGN DE SUPERFÍCIE TÊXTIL: TÉCNICA DE ENSINO DE ESTRUTURAS TÊXTEIS PLANAS / TEXTILE SURFACE DESIGN: TEACHING TECHNIQUE FOR FLAT TEXTILE STRUCTURES
Wadson Gomes Amorim e
Maria Regina Álvares Correia Dias -
DESIGN E O PERCURSO FEMINISTA: O COLETIVO GRÁFICO FEMININO DE CHICAGO / DESIGN AND THE FEMINIST JOURNEY: CHICAGO WOMEN’S GRAPHIC COLLECTIVE
Roberta Coelho Barros,
Paula Garcia Lima e
Thaís Cristina Martino Sehn -
ENSINO DE CALIGRAFIA CANÔNICA NO BRASIL: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO E TÉCNICAS UTILIZADAS EM CURSOS INTRODUTÓRIOS / CANONIAN CALLIGRAPHY TEACHING IN BRAZIL: ANALYSIS OF DIDACTIC MATERIAL AND TECHNIQUES USED IN INTRODUCTORY COURSES
Carlos Eduardo Brito Novais e
Eva Rolim Miranda -
O ESTILO GRÁFICO DO ART NOUVEAU NOS JORNAIS DOS IMIGRANTES JAPONESES NO BRASIL / ART NOUVEAU’S GRAPHIC STYLE IN JAPANESE IMMIGRANTS’ NEWSPAPERS IN BRAZIL
Larissa Casteliani Marinho Falcão
-
O PENSAR HÍBRIDO CONTEMPORÂNEO NO DESIGN E NA FOTOGRAFIA: DIÁLOGOS ENTRE O ARTESANAL E O DIGITAL / THE CONTEMPORARY HYBRID THINKING IN DESIGN AND PHOTOGRAPHY: DIALOGUES BETWEEN HANDCRAFTED AND DIGITAL TECHNIQUES
Fernanda Henriques,
Laís Akemi Margadona e
Marcella Gadotti -
O POTENCIAL TRANSFORMADOR DO DESENHO EM EXPERIMENTOS COLABORATIVOS / THE TRANSFORMATIVE POTENTIAL OF DRAWINGIN COLLABORATIVE EXPERIMENTS
Cristina Jardim Batista,
Luciana Keller Ponce da Motta e
Ligia Maria Sampaio de Medeiros -
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA O ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS BASEADA EM DESIGN THINKING / A METHODOLOGY PROPOSAL FOR EDUCATION AND DEVELOPMENT OF GAMES BASED ON DESIGN THINKING
Isabel Cristina Siqueira da Silva e
João Ricardo Bittencourt -
RELEITURAS LÚDICAS APLICADAS AO PÚBLICO INFANTIL: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA PROJETUAL NO ENSINO DE DESIGN / PLAYFUL REINTERPRETETIONS APPLIED TO THE CHILD: NOTES ABOUT A PROJECTUAL EXPERIENCE ON DESIGN TEACHING
Vania Bitencour Serrasqueiro e
Cassia Leticia Carrara Domiciano -
REVISTAS DIGITAIS PARA TABLET: QUESTÕES PARA O DESIGN EDITORIAL EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA / DIGITAL MAGAZINE FOR TABLET COMPUTER: EDITORIAL DESIGN ISSUES IN MEDIA CONVERGENCE TIMES
Pedro Biz e
Washington Dias Lessa -
SIMULADORES EDUCACIONAIS: DEFINIÇÕES E APROPRIAÇÕES COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM / EDUCATIONAL SIMULATORS: DEFINITIONS AND APPROPRIATIONS AS LEARNING OBJECTS
Carolina Calomeno
-
TAXONOMIA DA REPRESENTAÇÃO EM DESIGN / TAXONOMY IN DESIGN REPRESENTATION
Airton Cattani e
Jacques Leenhardt