Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

RELEITURAS LÚDICAS APLICADAS AO PÚBLICO INFANTIL: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA PROJETUAL NO ENSINO DE DESIGN / PLAYFUL REINTERPRETETIONS APPLIED TO THE CHILD: NOTES ABOUT A PROJECTUAL EXPERIENCE ON DESIGN TEACHING

 

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência didática relacionando o ensino do projeto em design com os jogos e brincadeiras infantis. O trabalho foi desenvolvido na disciplina Projeto Lúdico com os alunos do 7º semestre do curso de Design Gráfico da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas (ESAMC). Estabelecendo a criança de 5 a 7 anos como usuário, a atividade objetiva a busca pela melhor abordagem metodológica projetual do design voltado para criação de objetos lúdicos, partindo de releitura de brincadeiras e jogos tradicionais, compreendendo a articulação de conceitos para esse público.

Palavras-chave: design lúdico, ensino do design, releituras, jogos infantis, criança pré-escolar

 

Abstract

This article presents a teaching experience relating design project education with children’s games. The work was developed in the discipline called Playful project with students from the 7th semester of the Graphic Design course of ESAMC Campinas. Establishing the 5-7 years old child as a user, the activity aims to search for the best project design methodological approach oriented design to create ludic objects, rereading traditional games, including the articulation of concepts to the public.

Keywords: playful design, design education, reinterpretations, children’s games, preschool child

 

 

Autores

Vania Bitencour Serrasqueiro e Cassia Leticia Carrara Domiciano

Baixe o Arquivo Completo