Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ANIMAÇÃO ENQUANTO OBJETO DE APRENDIZAGEM: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MODELOS DE CONCEPÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O DESIGN DE ANIMAÇÕES EDUCACIONAIS / ANIMATION WHILE LEARNING OBJECT: CONSIDERATIONS ON LEARNING OBJECTS MODELS AND DESIGN OF EDUCATIONAL ANIMATIONS

 

Resumo

O design de recursos educacionais está fundamentado nas teorias pedagógicas e visa contribuir para o aprendizado de determinado conteúdo. Essas teorias influenciam as decisões e a construção dos objetos de aprendizagem. Portanto, as animações direcionadas à educação devem ser construídas com vistas a atender a essas concepções. No entanto, o processo de design de animações comerciais não prevê todas essas necessidades. Por isso, questiona-se: Quais informações são necessárias para projetar um material educacional centrado no aprendiz/usuário e em seu aprendizado? E também: Como inserir esses conhecimentos em um processo de design de animações? O objetivo é verificar quais os elementos que estão presentes em modelos de concepção de objetos de aprendizagem e que não aparecem nos modelos de design de animações por meio de um estudo analítico e bibliográfico. Por fim, foi proposta uma forma de inserção desses elementos em um processo integrado de design de animações educacionais.

Palavras-chave: animação educacional; design; objetos de aprendizagem.

 

Abstract

The design of educational resources is based on educational theories and aims to contribute to the learning of content. These theories influence decisions and the construction of learning objects. Therefore, the animations directed to the education must be built in order to meet these conceptions. However, the animation process design does not provide all of these needs. So, the question is: What information is needed to design an educational material centered on the learner/user and in their learning? And also: How to insert this knowledge in a design process of animation? The objective is to verify which elements in designing models of learning objects that do not appear in the animation design process. This check was made by of analytical study and bibliographic review. Finally, it proposed a way for inserting educational elements in an integrated process of educational animation design.

Keywords: educational animation, design, learning objects.

Autores

Marcia Maria Alves e André Luiz Battaiola

Baixe o Arquivo Completo