Revista Educação Gráfica

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INTRODUÇÃO À VISUALIZAÇÃO EM VRML: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA DE UTILIZAÇÃO DE REALIDADE VIRTUAL / INTRODUCTION TO VRML VISUALIZATION: AN ACADEMIC EXPERIENCE IN USING OF VIRTUAL REALITY

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar o relato de uma experiência acadêmica sobre a utilização da Virtual Reality Modeling Language (VRML) no desenvolvimento de um ambiente de realidade virtual para um mobiliário que pode ser tanto usado no ambiente escolar quanto em casa por crianças com paralisia cerebral, no qual terá um jogo sério como objeto de interação. Este trabalho foi desenvolvido na disciplina DMM0023 Design Virtual que tem por objetivo o desenvolvimento virtual de produtos, com o uso de protótipos virtuais. Como métodos foram realizados pesquisas bibliográficas e observação de crianças com paralisia cerebral, no contexto escolar. O projeto consiste no desenvolvimento de um mobiliário que pode ser tanto usado no ambiente escolar e de um espaço tridimensional onde a criança explora um ambiente simulando o fundo do mar e interage com os animais por meio de comandos criados em VRML. Para tanto, foram abordadas as etapas de produção de ambiente de realidade virtual, desde a delimitação do público alvo até a exportação e edição em VRML. A disciplina serviu ainda, como suporte para aprofundar conhecimentos de computação gráfica, realidade virtual e simulação computacional. Sendo assim, conclui-se que os softwares 3DS Max®, VRML e o plugin Cortona®, serviram para o aprimoramento de técnicas de simulação computacional e facilitarão a visualização de projetos futuros.

Palavras-chave: paralisia cerebral; mesa escolar; jogos sérios; realidade virtual; simulação computacional; VRML.

 

Abstract

This paper aims to show the report of an academic experience in using of Virtual Reality Modeling Language (VRML) in development of a virtual reality environment for a furniture that can be used at school environment and at home by children with cerebral palsy, in which it will have a serious game as an interaction object. This work was developed in the subject DMM0023 Virtual Design that aims the development of virtual products, using virtual prototypes. The methods employed were bibliographic researches and observation of children with cerebral palsy at school context. The project consists in developing a furniture that can be used at school environment and a three-dimensional space, where the child explores an environment simulating the seabed and interacts with the animals through commands created in VRML. Therefore, the steps of production of a virtual reality environment have been addressed, since the definition of the target audience to the export and editing VRML. The subject also has served as support to deepen the knowledge about computer graphics, virtual reality and computational simulation. Thus, it is concluded that the 3DS Max® software, VRML and Cortona® plugin, can be used for the improvement of computational simulation techniques and it will facilitate the visualization of future projects.

Keywords: cerebral palsy; school desk; serious games; virtual reality; computational simulation; VRML.

 

Autores

Valéria Ilsa Rosa, Carolina Bravo Pillon, José Luís Farinatti Aymone e Régio Pierre da Silva

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