Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA O ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS BASEADA EM DESIGN THINKING / A METHODOLOGY PROPOSAL FOR EDUCATION AND DEVELOPMENT OF GAMES BASED ON DESIGN THINKING

Resumo

A área de jogos digitais é relativamente nova e, assim, ainda necessita de discussões envolvendo a proposição de metodologias para o ensino e o desenvolvimento dos mesmos. Neste sentido, nota-se que conceitos de design thinking podem agregar, de forma significativa, no sentido de criatividade, inovação e inspiração às diferentes etapas de projeto de um jogo. Este trabalho propõe uma metodologia voltada ao ensino e ao desenvolvimento de jogos digitais baseada em design thinking com base nas experiências dos autores como professores de disciplinas de cursos de graduação e pós-graduação. A metodologia é discutida a partir de estudos de caso com apontamentos de resultados obtidos.

Palavras-chave: jogos digitais; design thinking; ensino; inovação.

 

Abstract

The area of digital games is relatively new and, thus, still requires discussions involving the proposal of methodologies for teaching and developing them. In this sense, we observe that design thinking concepts can significantly increase the creativity, the innovation and the inspiration to the different stages of game design. This work proposes a methodology focused on the teaching and development of digital games based on design thinking from the authors’ experiences as professors of undergraduate and postgraduate courses. The methodology is discussed from case studies with highlights of results obtained.

Keywords: games; design thinking; education; innovation.

 

Autores

Isabel Cristina Siqueira da Silva e João Ricardo Bittencourt

Baixe o Arquivo Completo