Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

XILOGRAVURA POPULAR NORDESTINA: UMA ANÁLISE DOS SIGNOS PLÁSTICOS CONTIDOS NA IMAGEM GRÁFICA / FOLK WOODCUTS FROM BRAZIL`S NORTHEAST: ANALYZIS OF PLASTIC SIGNS IN GRAPHIC IMAGES

Resumo

O presente trabalho baseia-se em resultados parciais de pesquisa de mestrado, realizada na Universidade Federal de Campina Grande, que investiga o processo de adaptação da imagem da xilogravura tradicional para os meios digitais, focando nas dimensões plásticas e sígnicas da imagem. Este artigo relata a primeira fase da pesquisa, em que foi examinado um conjunto de xilogravuras populares do Nordeste, visando identificar os signos visuais que caracterizam sua estética. O estudo é de natureza qualitativa e caracteriza-se como exploratório-descritivo. Com base em observação visual, foram identificadas e descritas as características plásticas mais recorrentes em termos de organização formal, destaque entre figura e fundo, posicionamento dos elementos constitutivos, como também o uso de texturas e cores. O procedimento de análise apoia-se em conceitos da semiótica peirceana (ícone, índice e símbolo) e da semiótica visual proposta pelo Groupe µ (signos plásticos). Os resultados apontam para a importância dos signos plásticos na construção da gramática visual que caracteriza a gravura popular nordestina.

Palavras-chave: xilogravura; imagem gráfica; signos plásticos; semiótica.

Abstract

This paper presents partial findings of an ongoing research in a Master degree program at the Federal University of Campina Grande. The study investigates how images obtained from a traditional woodcut process are adapted for the digital media, focusing mainly in the plastic and symbolic dimensions of the image. The paper reports the first phase of the research when a set of folk woodcuts from Brazil´s Northeast was scrutinized aiming to identify the visual signs which characterizes its aesthetic. The research method is of qualitative nature and the study is characterized as exploratory and descriptive. Based on visual observation, the most recurrent plastic characteristics such as shape, figure and ground relation, position of the visual elements in the image, as well as the use of colors and textures were identified and described. The Peirce’s semiotic theory (icon, index and symbol) and the Groupe µ visual semiotic proposition (plastic signs) underpin the analysis procedure. The results point to the significance of the plastic signs for the constitution of the visual grammar that characterizes the Brazil’s Northeast folk engraving.

Keywords: woodcut; graphic image; plastic signs; semiotics.

Autores

Wilson Gomes de Medeiros e Carla Patrícia de Araújo Pereira

Baixe o Arquivo Completo