Revista Educação Gráfica

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UMA PROPOSTA DE TAXONOMIA PARA OS QUADROS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS / PROPOSING A TAXONOMY OF PANEL USAGE IN COMICS

 

Resumo

A linguagem visual manifesta-se em muitos tipos de obras, entre elas as histórias em quadrinhos. Quadrinistas podem ter seus próprios critérios e intuições sobre como diagramar os quadros, mas é difícil encontrar literatura que possa ajudá-los a tomar tais decisões de forma refletida e em diálogo com outros trabalhos. Este artigo tem o objetivo de propor uma taxonomia dos tipos de quadro utilizados, considerando a experiência do leitor e a intenção do quadrinista. A proposta foi feita ao observar e analisar oito obras de histórias em quadrinhos, em um total de 726 quadros, criando uma lista de tipos e utilizando as obras da amostra para ilustrar seus usos. São descritas e exemplificadas oito categorias de quadros: (i) simples, (ii) horizontais, (iii) verticais, (iv) irregulares, (v) vazados, (vi) cuja forma extrapola seu formato, (vii) super quadros e (viii) sobreposto. Espera-se que esta taxonomia possa ajudar quadrinistas a refletir sobre seu uso de quadros, assim como acrescentar um impulso no conhecimento acadêmico e sistemático sobre a linguagem das histórias em quadrinhos.

Palavras-chave: linguagem visual, taxonomia, histórias em quadrinhos, entretenimento.

 

Abstract

Visual language manifests itself in many kinds of works and, among them, comics. Comic authors may have their own criteria and intuitions about how to organise the panels, but it is difficult to find literature that can help them make such decisions thoughtfully and in dialogue with other works. This paper aims to propose a taxonomy of the types of frames used, considering the reader’s experience and the comic artist’s intention. The proposal was made by observing and analysing eight works of comics, totalising 726 panels, creating a list of types, and using the sample works to illustrate their uses. Eight categories of pictures are described and exemplified: (i) simple, (ii) horizontal, (iii) vertical, (iv) irregular, (v) hollow, (vi) whose form extrapolates their shape, (vii) super frames, and (viii) overlapping. It is hoped that this taxonomy can help comic artists to reflect on their use of frames, as well as add momentum to scholarly and systematic knowledge about the language of comics.

Keywords: visual language, taxonomy, comic books, entertainment.

 

Autores

Ricardo Preter Lengler e Rafael Marques de Albuquerque

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