Revista Educação Gráfica

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TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A INTERFACE DE JOGOS DIGITAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA / AUTISM SPECTRUM DISORDER AND DIGITAL GAMES INTERFACES: A SYSTEMATIC REVIEW

 

Resumo

O uso de tecnologias como auxiliadoras do processo de aprendizagem de crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) se dá de maneira cada vez mais expressiva. Em particular, o uso de jogos educativos como facilitadores se mostra promissor, compreendendo que crianças dentro do TEA possuem uma facilidade de aprendizagem a partir de imagens, o que demonstra a relevância da interface gráfica e seus elementos. Compreendendo-se essa relevância, o presente estudo objetivou identificar em artigos científicos como ocorre a interação com jogos educativos e quais fatores do Design Gráfico Inclusivo contribuem com a facilidade da aprendizagem deste público. A partir de uma revisão bibliográfica sistemática, foram aplicados princípios integrativos, e analisou-se estudos que abordam a relação interdigital entre as crianças com TEA e as interfaces gráficas jogos digitais educativos. Como resultado, foi possível identificar congruências e lacunas entre as referências analisadas, demonstrando demandas e espaços para o desenvolvimento de novas pesquisas abordando esse tema.

Palavras-chave: design gráfico inclusivo; transtorno do espectro autista; autismo; jogos digitais; interfaces gráficas

 

Abstract

The use of technologies as aids in the learning process of children within the Autistic Spectrum Disorder (ASD) occurs in an increasingly expressive way. In particular, the use of educational games as facilitators is promising, understanding that children within the TEA have a facility for learning from images, which demonstrates the relevance of the graphic interface and its elements. Understanding this relevance, the present study aimed to identify in scientific articles how the interaction with educational games occurs and which factors of Inclusive Graphic Design contribute to the ease of learning for this audience. From a systematic literature review, integrative principles were applied, and studies that address the interdigital relationship between children with ASD and the graphic interfaces of educational digital games were analyzed. As a result, it was possible to identify congruences and gaps between the analyzed references, demonstrating demands and spaces for the development of new research addressing this topic.

Keywords: inclusive graphic design; autism spectrum disorder; autism; videogames; graphic interfaces

Autores

Ana Carolina Generoso de Aquino, Allisson José Fernandes de Andrade, Cassia Letícia Carrara Domiciano e Luis Carlos Paschoarelli

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