Revista Educação Gráfica

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TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DIGITAL

Resumo

O aprendizado de arquitetura pela análise de referenciais de projeto é uma práticaestabelecida no contexto das escolas de arquitetura. Representar graficamente tais obraspromove uma maior apreensão da forma, pois exige a aquisição de vocabulário e repertóriogeométrico. As tecnologias digitais proporcionam agilidade para este processo, além demelhores possibilidades de visualização para compreensão da forma. Práticas que estimulemo desenvolvimento do raciocínio espacial, sempre preconizado por disciplinas de GeometriaDescritiva, pouco tem se valido das tecnologias digitais de representação. Estando atentos àsteorias pedagógicas, observa-se a necessidade de desenhar novas práticas didáticas, queamenizem fragmentações já consolidadas pela estrutura curricular. Especialmente para ocontexto de arquitetura tem-se a necessidade em interpretar a atividade de representaçãocomo ação projetual. Este trabalho descreve um processo de delimitação de trajetórias deaprendizagem em Representação Gráfica Digital, para a formação em Arquitetura. Estastrajetórias se configuram por uma sequência de exercícios de representação de obras dearquitetura, selecionadas de maneira a contemplar conceitos e técnicas mais amplospossíveis em termos de configurações formais. A partir da disponibilização de materiaisdidáticos estão sendo promovidos momentos de apropriação de técnicas digitais derepresentação, integrando objetivos pedagógicos de disciplinas de Projeto, InformáticaAplicada à Arquitetura e Geometria Descritiva.

Palavras-chave: trajetória de aprendizagem; representação gráfica digital; obras dearquitetura; materiais didáticos.

 

Abstract

The learning architecture by analyzing reference design is an established practice in thecontext of schools of architecture. Graphing such works promotes greater understanding ofthe way, since it requires the acquisition of geometric vocabulary and repertoire. Digitaltechnologies provide flexibility for this process, and better opportunities to displayunderstanding of the way. Practices that encourage the development of spatial reasoninghas always advocated for subjects of Descriptive Geometry, little has been validrepresentation of digital technologies. Being aware of the pedagogical theories, there is aneed to design new teaching practices that mitigate the fragmentation already establishedcurriculum structure. Especially for the context of architecture has been the need tointerpret the activity of representation as projectual action. The current work describes a process of delimitation of learning trajectories in Digital Graphic Representation, to major inarchitecture. These paths are configured by an exercise sequence of architecture workrepresentation, selected in a way to contemplate concepts and techniques as broad aspossible in terms of formal settings. From the provision of learning materials, appropriatingmoments of digital techniques representation are being promoted, incorporating theeducational objectives of the disciplines of Design, Informatics Applied to Architecture andDescriptive Geometry.

Keywords: trajectory learning; digital graphic representation; architectural works; teaching materials.

Autores

Adriane Borda Almeida da Silva, Janice de Freitas Pires, Tássia Borges de Vasconselos e Cristiane dos Santos Nunes

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