Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

TRAÇOS DA IMAGEM DA COSAC NAIFY : O CASO DA COLEÇÃO PARTICULAR E DA COLEÇÃO PORTÁTIL

Resumo

A Cosac Naify caracteriza-se como uma editora voltada para as humanidades, as artes e para a literatura infanto-juvenil. Assim como outras editoras brasileiras que se destacam no mesmo segmento ­– a Companhia das Letras, a Jorge Zahar a Editora 34, por exemplo – suas publicações demonstram atenção à qualidade do design. No entanto a Cosac Naify busca soluções técnicas e visuais diferenciadas, que parecem reafirmar o cuidado especial que dedica à questão. Esta percepção é reforçada pela reiterada presença do design como tema no site e no blog da editora; assim como pelos projetos gráficos de seus catálogos de venda, que se afastam do padrão dos catálogos editoriais. Este artigo apresentar alguns dados que ajudam a caracterizar esse quadro, e focaliza duas coleções editadas pela Cosac Naify, destacando a estratégia de projeto que leva ao design diferenciado da editora. São analisados os livros da Coleção Particular, iniciada em 2004, e o projeto de lançamento da Coleção Portátil, de 2012.

Palavras-chave: Cosac Naify; design editorial; marca; estratégia de projeto.

 

Abstract

Cosac Naify is characterized as a publisher focused on humanities; arts, and child and youth literature. As other Brazilian publishers in the same segment – Companhia das Letras, Jorge Zahar, Editora 34, for example – Cosac Naify’s publications demonstrate special attention to the design quality. However, this publisher searchs for differentiated techniques and visual solutions that seems to reaffirm a special care dedicated to the design issue. This perception is reinforced by the repeated presence of design as a theme on the website and blog of the publisher, as well as the graphic designs of their sales catalogs, which are far from standard publishing catalogs. This article presents some data that will help characterize this framework, and focuses two collections edited by Cosac Naify, highlighting the project strategy that leads to the different design of the publisher. We analyze the books of Private Collection, started in 2004, and the project’s launch Portable Collection, 2012.

Keywords: Cosac Naify; editorial design; brand; project strategy.

 

 

Autores

Washington Dias Lessa e Claudia Fleury da Rocha Borges

Baixe o Arquivo Completo