Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

TECNOLOGIAS DE REPRESENTAÇÃO E GEOMETRIA DESCRITIVA: REFLEXÕES SOBRE UM REPERTÓRIO DOCENTE DIRIGIDO À ARQUITETURA / REPRESENTATION TECHNOLOGIES AND DESCRIPTIVE GEOMETRY: REFLECTIONS ON A REPERTOIRE TEACHING TO ARCHITECTURE

Resumo

Este trabalho registra reflexões sobre uma postura docente, adotada junto ao ensino de geometria descritiva e dirigida à formação em arquitetura. Desde 2010, aliando-se o ensino à pesquisa e à extensão, as atividades didáticas no âmbito de uma disciplina que trata do estudo da representação de superfícies curvas, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pelotas, incluem a exploração de tecnologias avançadas de representação e visualização. Desde um estágio inicial de formação dos estudantes, investe-se na construção de critérios para a aquisição de um amplo repertório tecnológico hoje disponível para a geração e controle da forma, e consequentemente, para a prática projetual de arquitetura. São descritos os tipos de atividades e tecnologias envolvidas, demonstrando-se a quais conteúdos e propósitos estão dirigidos. Junto a esta descrição são abordadas as seguintes questões: critérios de seleção dos problemas de representação a serem estudados; a pertinência da tecnologia proposta ao tipo de problema de representação selecionado; exclusividades, redundâncias ou complementaridades das potencialidades, para a geração e controle da forma, identificadas no conjunto das tecnologias empregadas; investimento em tempo e infraestrutura para a apropriação das tecnologias pelo corpo docente e discente; sustentabilidade desta postura didática.  Embora as reflexões sejam específicas de um contexto e conteúdos determinados, considera-se que este tipo de registro contribui para subsidiar estudos que busquem compreender práticas docentes dirigidas à arquitetura junto ao campo da geometria descritiva como repertório para a ação projetual.

Palavras-chave: geometria descritiva; ensino de arquitetura; superfícies curvas; tecnologias de representação.

 

Abstract

This paper registers reflections regarding a teaching attitude adopted for teaching descriptive geometry in architecture. From 2010 the activities of teaching, research and outreach were joined in the context of a course which addresses the study and representation of curved surfaces, including the use of advanced representation and visualization technologies, in the faculty of Architecture and Urbanism, in the Federal University of Pelotas. From early stages of architectural training there is an investment in building criteria for the acquisition of a broad technological repertoire available for generating and controlling form, and consequently, for the architectural design practice. The activities and technologies are described demonstrating the purpose to which they are directed. With this description the following matters are addressed: criteria for the selection of the representation problems to be studied; the pertinence of the proposed technology to the kind of representation problem selected; exclusiveness, redundancy or complementation of the potentialities for the generation and control of form, identified among the technologies employed; investment in time and infrastructure for the appropriation of the technologies by the faculty and students; sustainability of this didactic attitude. Although the reflections are specific to a context and determined contents, it is considered that this kind of register contributes to subsidize studies which seek to understand teaching practices directed to architecture contexts in the field of descriptive geometry as a repertoire for the design action.

Keywords: descriptive geometry; teaching, architecture; curved surfaces; representation technologies.

 

Autores

Janice de Freitas Pires, Luisa Félix dalla Vecchia e Adriane Borda Almeida da Silva

Baixe o Arquivo Completo