Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

TALENTOS E COMPETÊNCIAS DESEJADOS PARA UM DESIGNER GRÁFICO EM SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL / ABOUT TALENT AND SKILLS DESIRED FOR A GRAPHIC DESIGNER DURING PROFESSIONAL CAREER

Resumo

Neste artigo, discutimos a educação formal do profissional de design gráfico no Brasil. Especificamente, a educação superior e suas responsabilidades na formação da visão de futuro dos estudantes versus a expectativa do mercado. A partir de uma pesquisa sobre como a academia e empresas consideram as diferentes habilidades desses profissionais, comparamos como estudantes, professores universitários e empresários indicam a relevância entre as vinte e cinco habilidades. Nossa contribuição se dirige tanto a educadores como aos designers profissionais pois questionamos o quanto as habilidades consideradas por empresas devem ser qualificadas no planejamento do ensino em design gráfico.

Palavras-chave: design gráfico; ensino do design gráfico; estudantes de design; habilidades do designer gráfico.

 

Abstract

In this article, we discuss the formal education of graphic design professionals in Brazil. Specifically, we review the higher education and its responsibilities in shaping the students’ future vision versus the market expectations. Based on research on how the academy and companies evaluate the different skills of these professionals, we make a comparison between how students, teachers and managers rate twenty-five skills. Our contribution is directed at both design educators and practitioners, where we debate the relevance of these skills both to improve teaching activities as much as the graphic design practice.

Keywords: graphic design; graphic design education; graphic design skills; graphic design students.

Autores

Anamaria A. Rezende Galeotti,  Claudio Ferlauto e  Paulo Dziobczenski

Baixe o Arquivo Completo