Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

SUSTENTABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA CONSTRUÇÃO CIVIL/ SUSTAINABILITY AS A MARKETING STRATEGY IN CIVIL CONSTRUCTION

Resumo

No setor da construção civil, o marketing expressado pelo simbolismo da sustentabilidade vem explorando uma nova tendência de mercado. Neste contexto, este artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve por principal objetivo estabelecer a relação entre simbolismo e o denominado “marketing da sustentabilidade” na construção civil, utilizando como estudo de caso a Região Metropolitana da Grande Vitória (ES). Além da pesquisa bibliográfica, foram realizados levantamentos nos folders disponibilizados no Salão do Imóvel do Espírito Santo, identificando as estratégias de vendas vinculadas ao conceito de sustentabilidade no ambiente construído, seja no formato de texto ou de imagens, utilizados como elementos qualificadores do ambiente. Os resultados demonstraram que as abordagens mais frequentes vinculam-se aos temas energia e qualidade do ar e que, no entanto, tais práticas são divulgadas ainda de forma incipiente no contexto dos folders, não se configurando como elementos de significância na valorização e consequente comercialização dos imóveis avaliados.

Palavras-chave: marketing; simbolismo; sustentabilidade; construção civil.

 

Abstract

In construction department, the marketing expressed by sustainability symbolism has been exploring a new market trend. In this context, this article presents the results of the research which main objective was to establish the relationship between symbolism and the called “sustainability marketing” in civil construction, based on the case study of the Greater Vitória Metropolitan Region (ES). In addition to the bibliographical research, surveys were carried out in the folders available in the Espírito Santo Property’s Hall, identifying the sales strategies linked to the concept of sustainability in the built environment, either in text format or in images, used as environment qualifying elements. The results showed that the most frequent approaches are related to the energy and air quality issues and, however, these practices are still incipient in the folders context, not being configured as significant elements in the valorization and consequent commercialization of the evaluated properties.

Keywords: marketing; symbolism; sustainability; civil construction.

Autores

Márcia Bissoli-Dalvi, Rhaina Fornaciari, Suelem Bertollo Marques, Nayara Salera Malta e Cristina Engel de Alvarez

Baixe o Arquivo Completo