Resumo
Este artigo tem sua nascente em pesquisa que busca identificar aproximações entre o pensamento complexo e a prática didática em Geometria pela voz de seis professores de escolas públicas que ensinam matemática na Educação Básica. Como objetivo geral oferece subsídio a fim de possibilitar a formação docente fundada na complexidade com vistas ao Pensamento Complexo para a prática didática em geometria. É uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que procura desvelar o estabelecimento de relações entre as falas dos participantes resultando no subsídio “autonomia do docente”. Os dados para análise são produzidos a partir dos textos transcritos e atividades desenvolvidas em rodas de conversa de um curso de extensão oferecido pela Universidade Federal do Paraná. Utilizando a modelização na análise dos dados verificou-se que existem elementos do Pensamento Complexo nas práticas dos participantes, indicando a Fragmentação como categoria prévia discutida neste texto. Aqui a Fragmentação se refere à prática didática em geometria dos participantes. Dessa forma, o subsídio emergente é a “autonomia do docente”, que viabiliza a formação docente complexa para a prática didática em geometria.
Palavras-chave: pensamento complexo; geometria; formação docente; expressão gráfica.
Abstract
This article has its source in research that seeks to identify similarities between complex thinking and didactic practice in Geometry by the voice of six public school teachers who teach mathematics in Basic Education. As a general objective it offers subsidyin order to enable teacher training based on complexity in order to Complex Thought for didactic practice in geometry. It is a qualitative research, with an exploratory character, which seeks to reveal the the participants resulting in the “teacher autonomy” allowance. The data for analysis are produced from the transcribed texts and activities developed in conversation circles from an extension course offered by the Federal University of Paraná. Using systemic modeling in the analysis of the data produced to verify that there are elements of Complex Thought in the practices of the participants, indicating Fragmentation as the previous category discussed in this text. Here Fragmentation refers to the didactic practice in geometry of participants. In this way, the emerging subsidy is “teacher autonomy”, which makes complex teacher training possible for didactic practice in geometry.
Key words: complex thought; geometry; teacher training; graphic expression.
Autores
Heliza Colaço Góes e Ettiène Cordeiro Guérios
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