Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

SIGNIFICADOS NO DESIGN DE PRODUTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO À DISTÂNCIA / MEANINGS IN PRODUCT DESIGN: A TEACHING EXPERIENCE IN DISTANCE EDUCATION

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um minicurso de Design ministrado na modalidade de Educação à Distância (EAD), a partir da demanda da Universidade Federal de Alagoas que solicitou aos cursos de graduação o desenvolvimento de atividades complementares para os alunos durante o período de quarentena do COVID-19. O minicurso foi estruturado contemplando as questões dos significados em produtos tangíveis e digitais, apoiados na Semântica e na Semiótica do Produto. O objetivo do minicurso foi explorar os conteúdos disciplinas que abordam os princípios comunicacionais/significativos do Design, aproximando o conhecimento acadêmico ao mercado de trabalho atual relacionado a user interface e user experience. A metodologia utilizada contemplou técnicas e ferramentas próprias da educação à distância como: aulas assíncronas, tutoria aos alunos, Ambiente Virtual de Aprendizagem, e a Aprendizagem Baseada em Problemas. O resultado dos trabalhos dos alunos do curso foi considerado satisfatório, sendo possível observar a evolução e a apreensão do conteúdo por meio dos exercícios. Os assuntos teóricos ministrados comumente em aulas acadêmicas presenciais ampliaram o interesse do aluno ao ser abordado em conjunto com exemplos atuais do mercado.

Palavras-chave: design de produto; educação a distância; educação assíncrona; semântica; semiótica.

 

Abstract

This article presents the results of a Design short course given in the Distance Education (EAD) modality, based on the demand from Universidade Federal de Alagoas that requested undergraduate courses to develop complementary activities for students during the period of quarantine of COVID-19. The short course was structured considering the issues of meanings in tangible and digital products underpinned by the semantics and Semiotics of products. The objective of the short course was to explore the contents of the disciplines that address the communicational/ significant principles of Design, bringing academic knowledge closer to the current job market related to user interface and user experience. The methodology used included techniques and tools specific to distance education, such as: asynchronous classes, tutoring students, Virtual Learning Environment, and Problem-Based Learning. The result of the students’ works of the course was considered satisfactory. The evolution and the apprehension of the content through the exercises was noticed. Theoretical subjects commonly taught in face-to-face academic classes have broadened the student’s attention by being approached in conjunction with current market examples.

Keywords: product design; distance education; asynchronous education; semantics; semiotics.

 

Autores

Lucas Ribeiro Jeronimo, Bruno Lucena de Castro e Wellington Gomes de Medeiros

Baixe o Arquivo Completo