Resumo
O artigo apresenta a trajetória do Selo Editorial PPGCom/UFMG, um projeto de divulgação científica criado por iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG em 2014. Trata-se de relatar e refletir sobre os desafios atravessados pelo projeto nesses oito anos, levando em conta aspectos como seu posicionamento editorial, a concepção do projeto gráfico e, por fim, seus desdobramentos em um cenário multiplataforma. Os cento e quatro livros digitais atualmente publicados registram mais de 100.000 visualizações e são direcionados ao público acadêmico envolvido em pesquisas da área da Comunicação e Humanidades, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Foi a articulação entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão o que permitiu um engajamento coletivo de professores e discentes, transformando uma demanda pontual em uma atividade editorial com longevidade e alcance, e que se diferencia tanto das editoras comerciais, quanto de editoras universitárias. Trata-se então de demonstrar o estabelecimento das particularidades do selo editorial assim como de seus processos de produção e circulação.
Palavras-chave: projeto editorial; divulgação científica; ensino; pesquisa; extensão.
Abstract
The article presents the trajectory of the Editorial Seal PPGCom/ UFMG, a scientific dissemination project created by the initiative of the Graduate Program in Communication of UFMG in 2014. It is about reporting and reflecting on the challenges faced by the project in these eight years, taking into account aspects such as its editorial positioning, the conception of the graphic design and, finally, its developments in a multiplatform scenario. The one hundred and four digital books currently published register more than 100,000 views and are directed to the academic public involved in research in the field of Communication and Humanities, both at the undergraduate and graduate level. It was the articulation between research, teaching and extension activities that allowed a collective engagement of teachers and students, transforming a punctual demand into an editorial activity with longevity and reach, and that differs both from commercial publishers, and university publishing houses. It is then a matter of demonstrating the establishment of the particularities of the publishing label as well as its production and circulation processes.
Keywords: editorial project; scientific dissemination; teaching; research; extension.
Autores
Bruno Guimarães Martins, Bruno Souza Leal, Daniel Melo Ribeiro e Juarez Guimarães Dias
Baixe o Arquivo Completo