Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

REVISTA LETRASET: RELATO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EDIÇÃO DE PERIÓDICO IMPRESSO / LETRASET MAGAZINE: REPORT OF THE INTERDISCIPLINARY PROJECT OF EDITING PROCESS OF PRINTED MAGAZINES

Resumo

O presente relato apresenta o processo de projeto e gráfico e de edição da revista Letraset, um projeto interdisciplinar dos cursos de design gráfico e jornalismo da Faculdade Satc de Criciúma/SC. O design editorial é uma área do design de comunicação responsável pelo projeto de periódicos impressos, nesse tipo de produto a interação entre jornalistas e designers é intensa e necessária, o que sugere que na formação de designers gráficos a interação com jornalistas é fundamental, e por isso, fazem-se necessárias práticas interdisciplinares que envolvam acadêmicos das duas especialidades. As práticas interdisciplinares podem ser consideradas abordagens do processo pedagógico que permitem e incentivam a interação entre diversas áreas do conhecimento, rompendo a atual rigidez curricular e possibilitando uma formação mais rica e consistente aos acadêmicos. Nesse sentido, a revista Letraset é um projeto de edição de periódico com o mesmo nome que incentiva a interação de acadêmicos de design e jornalismo e pode ser considerada uma categoria de ação interdisciplinar aplicável no projeto pedagógico de cursos de graduação em design e jornalismo. O projeto propicia aos acadêmicos de jornalismo uma visão da metodologia e das preocupações inerentes à prática do design gráfico, ao mesmo tempo que possibilita aos acadêmicos de design uma vivência do processo de edição e gestão da comunicação jornalística. Essa interação tem como objetivo ampliar a formação dos dois profissionais rompendo de certa forma a rigidez da estrutura acadêmica vigente no país atualmente.

Palavras-chave: interdisciplinaridade; design editorial; jornalismo; design gráfico.

 

Abstract

This report describes the graphic design process and editing of “Letraset” magazine, an interdisciplinary project of graphic design courses and journalism at Satc School of Criciuma / SC. The editorial design is a communication design area responsible for printed journals project, in this type of product the interaction between journalists and designers is intense and necessary, suggesting that in the formation of graphic designers the interaction with journalists is vital and therefore interdisciplinary practices are necessary involving the two academic specialties. Interdisciplinary practices can be considered approaches of the educational process that allow and encourage interaction between different areas of knowledge, breaking the current curriculum rigidity and allowing a richer and consistent training to academics. In this sense, Letraset magazine is a journal editing project with the same name that encourages interaction of academic design and journalism and can be considered an interdisciplinary action category applicable to the pedagogical project of undergraduate courses in design and journalism. The project provides to journalism students an insight into the methodology and concerns inherent to the practice of graphic design at the same time it enables design students an experience of editing process and management of journalistic communication. This interaction aims to expand the training of two professionals breaking somewhat the rigidity of the current academic structure in the country today.

Keywords: interdisciplinarity; editorial design; journalism; graphic design.

 

Autores

Davi Frederico do Amaral Denardi e Gutemberg Alves Geraldes Junior

Baixe o Arquivo Completo