Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

RETRATOS: UMA PROPOSTA DE OFICINA SOBRE LINGUAGEM FOTOGRÁFICA, DIÁLOGOS E HISTÓRIAS / PORTRAITS: A WORKSHOP PROPOSAL ON PHOTOGRAPHIC LANGUAGE, DIALOGUES AND STORIES

 

Resumo

Embora a criação de retratos anteceda o surgimento da fotografia, o desenvolvimento das imagens técnicas, bem como suas implicações sociais, gerou complexos componentes para compreender mais sobre as funções do retrato na sociedade. Diante das novas mídias e de um número cada vez maior de representações visuais, a busca por um diálogo crítico com as imagens da contemporaneidade talvez possa ser estimulada ao experimentar o retrato fotográfico, interrogando seus métodos, suas histórias e os papéis de seus interlocutores: quem posa, quem fotografa e quem o encontra. Além disso, aplicando de forma prática alguns dos procedimentos envolvidos em sua construção. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o retrato fotográfico e apresentar alguns aspectos da elaboração de uma oficina sobre o tema, realizada no contexto da extensão universitária, destacando a ideia de um retrato como uma forma de dialogar e escrever histórias. Ao compartilhar um relato desta experiência, comentando os detalhes e as escolhas didáticas que a compuseram, espera-se que possa estimular pesquisas e práticas extensionistas relacionadas ao ensino da linguagem fotográfica.

Palavras-chave: ensino de fotografia; retrato fotográfico; extensão universitária; linguagem fotográfica.

 

Abstract

Although the creation of portraits antecedes the arrival of photography, the development of technical images, as well as their social implications, brought complex components to understand more about the functions of portraits in society. Faced with new media and an ever-increasing number of visual representations, the search for a critical dialogue with images from the contemporary world can perhaps be stimulated by experimenting with photographic portraiture, questioning its methods, its histories, and the roles of its interlocutors: who poses, who photographs and who finds it. Moreover, applying, in a practical way, some of the procedures involved in its construction. This paper aims to reflect on the photographic portrait and present some aspects of the elaboration of a workshop on the subject, in the context of university extension, highlighting the idea of a portrait as a way of dialoguing and writing stories. It is hoped that sharing an experience report, commenting on the details and didactic choices, can stimulate research and extensionist practices related to the teaching of photographic language.

Keywords: photography teaching; photographic portrait; university extension; photographic language.

Autores

Ângelo Dimitre Gomes Guedes

Baixe o Arquivo Completo