Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE SÍNTESE: ARTEFATOS COGNITIVOS NO ENSINO DE ASPECTOS TEÓRICOS EM DESIGN DE INTERFACE

Resumo

Estudantes de design, durante seu processo de formação na universidade, desenvolvem principalmente habilidades visuais e espaciais. Entretanto, quando se tratam de disciplinas teóricas, há maior exigência da inteligência linguística ou verbal. Neste trabalho, propomos a utilização do que intitulamos representações gráficas de síntese (RGS) como uma forma de aproveitar as habilidades de análise, produção e avaliação de representações gráficas dos estudantes, para facilitar o aprendizado de aspectos teóricos em Design de Interface. Alunos de pós-graduação em design que participaram desta pesquisa foram unânimes em afirmar que a produção de representações gráficas lhes fez refletir de forma mais abrangente sobre os conteúdos do que somente escrever resumos. Também comentaram que precisaram revisar atentamente o material para produzir as RGSs, o que melhorou a apreensão dos conteúdos.

Palavras-chave: representação gráfica, design, teoria, ensino-aprendizagem.

 

Abstract

Design students, during their formal education process, prioritize the development of visual and spatial abilities. However, when theoretical subjects are concerned, linguistic and verbal intelligences are more demanded, instead of the visual-spatial intelligence. In this study, we propose the usage of what we entitled Synthesis Graphical Representations (SGR) as a means of profiting from students’ abilities of analysis, production and evaluation of graphic representations, in order to facilitate learning of graphic theoretical aspects in Graphic Design. Design post-graduate students who took part in our research were unanimous in reporting that the production of graphic representations made them think more deeply than writing abstracts and that they needed to further review the material to produce SGRs, which in turn also improved content apprehension.

Keywords: graphic representation, design, theory, learning

Autores

Stephania Padovani

Baixe o Arquivo Completo