Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

REPRESENTAÇÕES DO PORVIR NAS CINCO PRIMEIRAS BIENAIS DE ARQUITETURA PAULISTANAS (1951-1959) / REPRESENTATONS OF THE FUTURE IN THE FIRST FIVE SÃO PAULO ARCHITECTURE BIENNIALS (1951-1959)

Resumo

Muito se fala sobre a importância das bienais, no campo das artes e da arquitetura. No âmbito da historiografia, as mostras constituem um fórum privilegiado para o confronto de proposições, em termos de continuidade ou ruptura de padrões. Entretanto, pouco se diz sobre os critérios de apresentação dos projetos, essenciais à assimilação de valores. Levando-se em conta tais pressupostos, a análise das soluções museográficas das bienais realizadas na década de 1950 constitui o objeto central deste artigo. Para tanto, cumpre examiná-las a partir dos regulamentos instituídos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, responsáveis pela organização das mostras nesse recorte. No mesmo sentido, convém investigar os atravessamentos estabelecidos com as normas adotadas pela Bienal de Veneza, para que se possa enunciar discrepâncias entre os discursos e suas efetivas práticas, em prol de uma maior aproximação do público leigo com a arquitetura moderna.

Palavras-chave: representação gráfica; museografia; Bienal de São Paulo.

 

Abstract

Much is said about the importance of the Biennials, in the fields of arts and architecture. In historiographical terms, those exhibitions are considered an ideal forum for confrontation, indicating continuity or rupture of standards. Otherwise, little is said about the exhibiting patterns for the projects, essential for the dissemination of values. Taking into account those assumptions, the design solutions adopted in the São Paulo Biennials held in the 1950s are the central subject of this article. For that, it is confronted the museography chosen by the Institute of Architects of Brazil and by the Modern Art Museum of São Paulo, responsible for organizing the shows at the time. It is also convenient examining the established crossings between both entities with the regulations proposed by the Venice Biennale, in order to discuss discrepancies between discourses and practices, in favour of a greater approximation of the lay public to the modern architecture.

Keywords: graphic representation; museography; São Paulo Biennial.

Autores

Helio Herbst e  Ana Paula Ribeiro de Araujo

Baixe o Arquivo Completo