Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

REPRESENTAÇÕES DA CASA BERQUÓ DE VILANOVA ARTIGAS: ALÉM DO CÂNONE / REPRESENTATION OF THE HOUSE BERQUÓ BY VILANOVA ARTIGAS: BEYOND THE CANON

 

Resumo

A casa Berquó (1967) é obra reconhecida pela historiografia nacional e citada na divulgação internacional da produção de Vilanova Artigas. Neste trabalho, se apresentam, comparam e analisam desenhos da planta da casa publicados desde 1969. O objetivo da pesquisa é determinar, por meio de uma abordagem comparativa, as características de uma possível representação canônica da obra, sua eficácia informacional, assim como suas limitações. Nessa perspectiva, com a finalidade de ampliar o debate em torno das representações, abordam-se possibilidades interpretativas das ideias sobre representações canônicas apontadas por autores que já trataram o tema (Juan Pablo Bonta e Peter Eisenman). A análise gráfica não foi dos desenhos, mas do que eles representam como elementos de arquitetura. Nesse sentido, não se analisou o traço, mas seu significado arquitetônico. A importância da pesquisa radica na compilação do material documental e na verificação de sua capacidade para informar sobre a proposta arquitetônica, atendendo às particularidades construtivas da obra. O resultado da pesquisa aponta para a avaliação do papel da representação canônica na interpretação da arquitetura, através de um percurso reflexivo sobre a obra e suas representações.

Palavras-chave: representações arquitetônicas; historiografia da arquitetura; arquitetura moderna paulista.

 

Abstract

The Berquó house (1967) is a building recognized by Brazilian historiography and cited in the international dissemination of the production of Vilanova Artigas. In this paper, drawings of the house plan published since 1969 are presented, compared, and analyzed. The objective of the research is to establish, through a comparative approach, the characteristics of a possible canonical representation of the work, its informational effectiveness as well as its limitations. In this perspective, interpretive possibilities of ideas about canonical representations pointed out by authors who have already dealt with the issue (Juan Pablo Bonta and Peter Eisenman), are approached, with the aim of broadening the debate around representations. The graphical analysis was not of the drawings, but of what they represent as architectural elements. In this sense, the trace was not analyzed, but its architectural meaning. The importance of research lies in the compilation of documentary material and in the verification of its competence to inform about the architectural proposal, considering the constructive particularities of the building. The result of the research points to the role assessment of the canonical representation in the interpretation of architecture, through a reflective path on the work and its representations.

Keywords: architectural representations; historiography of architecture; paulista modern architecture.

Autores

Fernando Guillermo Vázquez Ramos

Baixe o Arquivo Completo