Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

REPRESENTAÇÃO EM ARQUITETURA E O CONCEITO DE MONTAGEM: UM ESTUDO SOBRE AS COLAGENS DE MIES VAN DE ROHE / REPRESENTATION IN ARCHITECTURE AND THE CONCEPT OF MONTAGE: A STUDY OF MIES VAN DE ROHE’S COLLAGES

 

Resumo

O arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) tem a investigação gráfica, na representação de seus projetos, uma de suas principais contribuições para a discussão acerca da função dos meios na arquitetura moderna. Adotando os princípios de montagem, o arquiteto utiliza técnicas de colagem e fotomontagem, e seus desdobramentos, a partir de sua relação com as vanguardas artísticas, do começo do século XX, que tinham tal linguagem como fundamento estético. As relações dialéticas entre materialidade e espacialidade, definidas nas propostas arquitetônicas do arquiteto, encontraram nessa linguagem não somente sua mais perfeita figuração, mas também o meio ideal de investigação e formulação. O presente artigo objetiva discutir a produção gráfica de Mies van der Rohe por meio da análise de 03 peças de apresentação de diferentes projetos arquitetônicos, tendo como fundamento o mapeamento das operações de linguagem das correntes artísticas que influenciaram o arquiteto, ou seja, a colagem cubista de Pablo Picasso (1881-1973) e George Braque (1882-1963) e a fotomontagem dadaísta.

Palavras-chave: montagem; colagem; fotomontagem; representação gráfica; Mies Van der Rohe.

 

Abstract

The German architect Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) has the graphic investigation in the representation of his projects one of his main contributions to the discussion about the function of the media in modern architecture. Adopting the principles of montage, the architect uses collage and photomontage techniques, and their developments, based on his relationship with the artistic vanguards of the early twentieth century that had such language as their aesthetic foundation. The dialectical relations between materiality and spatiality, defined in the architect’s architectural proposals, find in this language not only its most perfect figuration, but also the ideal means of investigation and formulation. This paper aims to discuss the graphic production of Mies van der Rohe through the analysis of 03 presentation pieces of different architectural projects, based on the mapping of the language operations of artistic currents that influenced the architect, namely, the cubist collage of Pablo Picasso (1881-1973) and George Braque (1882-1963) and the Dadaist photomontage.

Keywords: montage; collage; photomontage; graphic representation; Mies Van der Rohe.

Autores

Leonardo Cesar Soares e Paulo César Castral

Baixe o Arquivo Completo