Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015 / REFERENCES TO SUPPORT SPATIAL VISUALIZATION DEVELOPMENT THROUGHOUT 1996, 2011, 2013 AND 2015 GRAPHICA’S PROCEEDINGS

Resumo

A inquietude, frente às dificuldades dos estudantes para o desenvolvimento da visualização espacial, é a motivação deste estudo. Desenvolve-se, inicialmente, uma revisão sistemática dirigida aos Graphicas de 1996, 2011, 2013 e 2015, para identificar estratégias didáticas adotadas para enfrentar tal problemática. Foram comparadas aquelas explicitadas em 1996, evento sob o tema “impacto das ‘novas’ tecnologias”, com as ultimamente comunicadas.  Este processo envolveu um esforço de agrupamento temático das estratégias encontradas, provocando uma autorreflexão sobre a trajetória de formação docente, cuja qualificação de base foi Arquitetura. A sistematização dos dados, decorrentes do estudo, aponta para um processo crescente de multiestratégias didáticas, de conivência e ressignificação das técnicas tradicionais, envolvendo a contextualização de tecnologias avançadas de representação. Neste cenário, atentou-se para a adição de estratégias que passam a integrar o raciocínio paramétrico anunciado em 1996, por conta do advento de ferramentas que driblam a exigência de ainda aumentar o nível de abstração, explicitando a linguagem algébrica junto à representação gráfica.

Palavras-chave: visualização espacial; práticas didáticas; revisão sistemática.

 

Abstract

This study is motivated by ongoing concern about student’s difficulties regarding spatial ability visualization. Aiming the identification of didactic strategies adopted by others to face this issue, a systematic review directed to 1996, 2011, 2013 and 2015 Graphica’s proceedings was structured. The most recent strategies were compared to those published in 1996 when technology impact was the event’s main theme. The review’s process involved an effort of group those strategies thematically. This process provoked the auto reflection about the training education for teaching, which is mainly an Architecture degree. The results from the systematization of this data points to a growing process in the use of multi strategy practice, involving the resignification of traditional methods along with the contextualization of advanced representation technology. In this scenario, the strategies that use parametric reasoning, pointed since 1996, stands out before tools that can dodge the abstract level by associating the algebraic language to a more visual way of programming the form.

Keywords: spatial visualization; didactic practice; systematic review.

Autores

Tatiane Nogueira e  Adriane Borda

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