Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA ESTUDANTES SURDOS: UMA POSSÍVEL CLASSIFICAÇÃO / DIGITAL EDUCATIONAL RESOURCES FOR DEAF STUDENTS: A POSSIBLE CLASSIFICATION

Resumo

A inserção de Recursos Educacionais Digitais (RED) no Brasil vem ganhando espaço nos últimos anos; no entanto, os conceitos referentes à área são inúmeros e diversos. Especificamente com relação à educação de surdos, que teve seus direitos reconhecidos recentemente no país, as tecnologias digitais na educação podem ser um grande avanço para a produção de recursos didáticos que contemplem a língua de sinais, que na maioria das vezes é reproduzida em vídeo. Para este público, a produção de RED é recente, mas já existe uma grande quantidade de objetos, recursos e ferramentas online disponíveis, mas que não recebem uma classificação adequada, para que sejam encontrados por professores e alunos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é identificar os conceitos relacionados a objetos didáticos, explorar os recursos existentes para a educação de surdos, bem como categorizá-los. Para tanto, esta pesquisa é exploratória, com técnica bibliográfica, a partir de pesquisas em bases de dados, artigos, sites e repositórios de recursos educacionais. Como resultado, os recursos educacionais digitais para estudantes surdos foram identificados e categorizados conforme a classificação proposta por Area (2017) para produtos educacionais digitais.

Palavras-chave: recurso educacional digital; objetos de aprendizagem; classificação; mídias; multimídia educacional.

 

Abstract

The insertion of digital educational resources in Brazil has been gaining ground in recent years; however, the concepts relating to the area are numerous and diverse. Specifically with regard to the education of the deaf, which has had its rights recognized recently in the country, digital technologies in education can be a great advance for the production of didactic resources that contemplate sign language, which is most often reproduced on video. For this audience, digital educational resources production is recent, but there are already a large number of online objects, resources and tools available, but they do not receive an adequate classification, so that they can be found by teachers and students. Therefore, the purpose of this research is to identify concepts related to didactic objects, to explore existing resources for the education of deaf people, as well as to categorize them. To do so, this research is exploratory, using a bibliographical technique, based on searches in databases, articles, sites and repositories of educational resources. As a result, digital educational resources for deaf students were categorized according to the classification proposed by Area (2017) for digital educational products.

Keywords: digital learning resource; learning objects; classification; media; educational multimedia

Autores

Laíse Miolo de Moraes,  Berenice dos Santos Gonçalves e Juliana Bergmann 

Baixe o Arquivo Completo