Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

RECOMENDAÇÕES PARA O DESIGN DE JOGOS ENQUANTO INTERVENÇÕES NEUROPSICOLÓGICAS PARA CRIANÇAS COM DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO/ GAME DESIGN RECOMMENDATIONS FOR NEUROPSYCHOLOGICAL INTERVENTIONS WITH FOCUS ON CHILDREN WITH DYSCALCULIA

Resumo

Jogos enquanto intervenções para crianças com discalculia do desenvolvimento são recursos significativos para a motivação e o engajamento em programas de reabilitação neuropsicológica. No entanto, o processo de desenvolvimento de jogos para essa aplicação específica não é sistematizado, pois são desconsiderados os estudos provenientes da área do game design. Essa deficiência limita as reais possibilidades de uso desses jogos, em especial no quesito motivacional, o que engloba a expressão gráfica da interface de jogo até o funcionamento das atividades para o jogador. Assim, esse artigo tem como pergunta de pesquisa “O que deve ser levado em consideração na concepção de jogos para crianças com discalculia do desenvolvimento?”.  A pesquisa tem objetivo exploratório, natureza básica, abordagem qualitativa e como procedimento adota uma revisão bibliográfica narrativa. Com base no estudo da literatura, propõe recomendações em um modelo estruturado de desenvolvimento de jogos, considerando a eficácia da intervenção pelo viés da neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem escolar somado a perspectiva do game design, com o foco na motivação do usuário.

Palavras-chave: game design; discalculia do desenvolvimento; jogos enquanto intervenções neuropsicológicas.

 

Abstract

Games while interventions for children with developmental dyscalculia are significant resources for the motivation and the engagement in programs of neuropsychological rehabilitation. However, the process of development of games for this specific application is not systemized, therefore the studies proceeding from the area of the game design are disregarded. This deficiency limits the real possibilities of use of these games, in particular in the motivational scope, which encompasses the graphical expression of the game interface until the functioning of the activities for the player. Thus, this article has the following question of research “What should be considerer in the conception of games for children with developmental dyscalculia?”. This research has exploratory aim, basic nature, qualitative approach and as procedure adopts a narrative bibliographical revision. On the basis of the study of literature, it proposes recommendations in a structured model of development of games, considering the effectiveness of the intervention for the bias of the neuropsychology of learning disorders added the perspective of the game design, with focus on user motivation.

Keywords: game design; developmental dyscalculia; games while neuropsychological interventions.

 

Autores

Matheus Araujo Cezarotto e André Luiz Battaiola

Baixe o Arquivo Completo