Revista Educação Gráfica

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REALIDADE VIRTUAL VERSUS REALIDADE FÍSICA NA EXPERIÊNCIA ARQUITETÔNICA DO USUÁRIO: UMA REVISÃO / VIRTUAL REALITY VERSUS PHYSICAL REALITY IN ARCHITECTURAL USER EXPERIENCE: A REVIEW

 

Resumo

No que se refere a experiência do usuário, no campo do Design, dada a escala dos objetos, é possível produzir protótipos de produtos para uma avaliação prévia dos usuários antes de irem ao mercado. Na Arquitetura, isso dificilmente é possível, e os modelos apresentados aos usuários em potencial têm cada vez mais se apresentado de modo virtual, no que se convencionou chamar “metaverso”. Neste sentido, este estudo busca investigar em que medida a realidade virtual (RV) consegue representar o objeto (edifício) na experiência arquitetônica do usuário, através de uma Revisão Sistemática de Literatura. Os resultados indicam que a RV é geralmente vista de maneira positiva pelos usuários, proporcionando boa sensação de imersão e uma melhor compreensão dos espaços arquitetônicos. Porém, foram identificadas limitações nos estudos, relacionadas à motivação do usuário em relação ao software/tecnologia e pelas limitações do software/tecnologia em si. Em síntese, a RV desempenha um importante papel na experiência do usuário, principalmente em contextos de visualização, validação e pré-ocupação, mas ainda carece de maiores avanços em termos de experiências multissensoriais, para além da percepção visual.

Palavras-chave: realidade virtual; experiência do usuário; experiência arquitetônica.

 

Abstract

In terms of user experience in the field of Design, it is possible to produce prototypes of products for preliminary evaluation before commercializing it. In Architecture, this is not always possible, and the models presented to potential users are increasingly being presented virtually, in what has been conventionally called the “metaverse”. In this sense, this study seeks to investigate to what extent virtual reality (VR) can represent the object (building) in the architectural experience of the user, through a Systematic Literature Review. The results indicate that VR is generally viewed positively by users, providing a good sense of immersion and a better understanding of architectural spaces. However, limitations in the studies were identified, related to the motivation of user in relation to the software/technology and the limitations of the software/technology itself. In summary, VR plays an important role in the user experience, especially in contexts of visualization, validation, and pre-occupation, but it still lacks greater advances in terms of multisensory experiences, beyond visual perception.

Keywords: virtual reality; user experience; architectural experience.

Autores

Isabela Guesser Schmitt, Isabella Cubas da Silva Cruz, Nathalia Borsatto D’Agostin e Vanessa Casarin

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