Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

QUAL É A HISTÓRIA? PROJETO EDITORIAL PARA LIVRO INFANTIL

Resumo
Esta pesquisa foi elaborada para o trabalho de conclusão de curso, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Design no Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Contém um levantamento sobre o projeto editorial de um livro, o livro infantil e sua ilustração. Aborda como tema do trabalho prático o folclore que, como a própria etimologia da palavra indica, é o estudo dos costumes e tradições de um povo. O mercado editorial está em constante profissionalização e, como conseqüência o livro infanto-juvenil está sendo considerado como um produto atraente e, portanto, um campo em expansão para atuação do design gráfico. A ilustração de livros infantis, segundo LINS (2002), está sendo realizada por um profissional com formação acadêmica, responsável pela qualidade estética, funcional e lúdica de um produto. O livro deve ser pensado como um todo. Esta profissionalização ocasiona o acúmulo de duas funções: ilustrador e projetista gráfico. Com isso, há um maior controle sobre o resultado formal do livro. O design como atividade projetual insere-se no desenvolvimento gráfico do livro infantil por este necessitar, como um produto gráfico, de planejamento.
Palavras chave: Projeto editorial. Ilustração. Design. Modelagem. Livro.

Abstract
This research was elaborated for the work of conclusion of course, as requisite partial for attainment of the heading of Bachelor in Design in the Department of Graphical Expression of the Universidade Federal de Santa Catarina. It contains a survey on the publishing project of a book, the infantile book and its illustration. The folklore is the subject of the practical work that, as the meaning of the word indicates, is the study of the customs and traditions of a people. The publishing market is in constant professionalization and, as consequence the infanto-youthful book is being considered as an attractive product e, therefore, a field in expansion for performance of design graphical. The infantile book illustration, according to LINS (2002), is being carried through for a professional with academic, responsible formation for the aesthetic, functional and playful quality of a product. The book must be thought as a whole. This professionalization causes the accumulation of two functions: ilustrador and graphical designer. With this, it has a bigger control on the formal result of the book. Design as projetual activity is inserted in the graphical development of the infantile book for this to need, as a graphical product, of planning.
Key words: Publishing project. Illustration. Design. Modeling. Book

Autores

Débora Costa Pires

Baixe o Arquivo Completo