Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROPOSTA DE MÉTODO DE ANÁLISE DA TAREFA PARA ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN GRÁFICO

Resumo

Este estudo tem como objetivo desenvolver uma nova versão de método de análise da tarefa para ensino em cursos de graduação em Design Gráfico. A intenção é que o método seja o mais abrangente possível para que o aluno possa praticar todas as atividades existentes nos diversos enfoques de análise da tarefa (e.g., identificação de atividades, requisitos funcionais/informacionais e erros potenciais). De modo a atingir tal propósito, o desenvolvimento estruturou-se em quatro fases: identificação de dificuldades na aprendizagem de análise da tarefa; estudo analítico de métodos de análise da tarefa; proposta de método de análise da tarefa e validação do método (junto a 106 estudantes de graduação em Design Gráfico).

Palavras-chave: método; análise da tarefa; ensino; design gráfico.

Abstract

This study aims do develop a new task analysis version to be taught in undergraduate Design courses. Our intention is that the method be as thorough as possible so that the student may practice all the activities comprised by different task analysis approaches (e.g., activity identification, functional and information requirements and potential errors). In order to achieve such purpose, development was structured in four phases: identification of task analysis learning difficulties; analytical study of task analysis methods; method proposal and validation (with 106 undergraduate Graphic Design students).

Keywords: method; task analysis; teaching; graphic design.

 

Autores

Stephania Padovani e Kelli Cristine Assis Silva Smythe

Baixe o Arquivo Completo