Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROJETO LÓTUS: CRIAÇÃO DE ILUSTRAÇÕES PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL EM CRIANÇAS COM IMPLANTE COCLEAR /  LÓTUS PROJECT – CREATION OF ILLUSTRATIONS FOR ESTIMULATE THE DEVELOPMENT OF ORAL LANGUAGE ON CHILDREN WITH COCHLEAR IMPLANT

Resumo

O presente artigo visa descrever um estudo sobre o processo de criação de ilustrações que foram utilizadas em um programa de intervenção em linguagem para crianças com implante coclear. Foram criadas representações gráficas de ações humanas, de modo a tornar as tarefas mais lúdicas, atrativas e intuitivas. Buscou-se, através dos conceitos do design gráfico inclusivo, desenvolver ilustrações compatíveis com o nível de atratividade da mídia e focadas em criar identificação com os diferentes possíveis usuários. As imagens resultantes foram incorporadas a um aplicativo que permitiu a sobreposição dos componentes “personagens”, “ações” e “objetos”. Os esforços interdisciplinares entre a Psicologia, Fonoaudiologia, Design e Sistemas de Informação nesse estudo produziram recursos e ferramentas importantes para a pesquisa e a intervenção na linguagem de crianças com implante coclear.

Palavras-chave: design gráfico inclusivo; ilustração; tecnologia assistiva; implante coclear; desenvolvimento da linguagem oral

 

AbstractThis article aim describe the study about the process of creating animated illustrations which were adopted in a language intervention program for children with cochlear implants. We created graphical representations of human actions to make activities with children more playful, attractive and intuitive. Through the concepts of Inclusive Graphic Design, we developed illustrations compatible with the level of attractiveness for media and focused on creating identification with different possible users. The resulting illustrations were embedded in an application which allows combining components as “characters”, “actions” and “objects”. In this study, the interdisciplinary efforts between Psychology, Speech Language Pathology, Design, and Information Systems produced relevant resources and tools for research and intervention in the language of children with cochlear implants.

Keywords: inclusive graphic design; illustration; assistive technology; child with cochlear implant; development of oral language.

Autores

Thiago Pestillo Seles, Anderson Jonas das Neves,  Cassia Leticia Carrara Domiciano e Carolina Junqueira Ferreira

Baixe o Arquivo Completo