Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROJETO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COM ABORDAGEM CENTRADA NO USUÁRIO: DIAGRAMAS DA INTERAÇÃO PRODUTO-USUÁRIO-CONTEXTO / ASSISTIVE TECHNOLOGY PROJECTS WITH USER-CENTERED APPROACH: DIAGRAMS OF PRODUCT-USER-CONTEXT INTERACTIONS

Resumo

A Tecnologia Assistiva (TA) desempenha papel fundamental na vida da Pessoa com Deficiência (PCD), permitindo sua autonomia e inclusão na sociedade. O número elevado de casos de abandono desses dispositivos ocorre, dentre outros motivos, pela inadequação às capacidades e necessidades do usuário. A OMS (2016b) defende, entre outras soluções, o estudo de novas formas de se projetar os produtos assistivos, que contemplem o usuário como centro do processo. Assim, este artigo propõe uma reflexão preliminar sobre as relações que emergem do processo de desenvolvimento de TA centrado no usuário, por meio de diagramas. Para isso, o artigo se apoia nos blocos Produto-Usuário-Contexto e em uma base teórica selecionada (Design Universal, Design Inclusivo, CIF, WHODAS, QUEST 2.0, PIADS e HAAT). Os diagramas visam refletir a influência das demandas do produto na incorporação da TA pelo usuário PCD, e a influência do contexto como facilitador ou dificultador do seu desempenho.

Palavras-chave: design centrado no usuário; tecnologia assistiva; dispositivos assistivos.

 

Abstract

Assistive Technology (AT) plays a fundamental role in the life of the Person with Disabilities (PWD), allowing their autonomy and inclusion in society. The high number of cases of abandonment of these devices occurs, among other reasons, due to the inadequacy of the user’s capabilities and needs. The World Health Organization called for, among other solutions, the study of new ways of designing assistive products, which consider the user as the centre of the process. Thus, this article proposes a preliminary reflection on the relations that emerge from the process of development of AT centred on the user, through diagrams. For this, the article relies on the Product-User-Context blocks and on a selected theoretical basis (Universal Design, Inclusive Design, ICF, WHODAS, QUEST 2.0, PIADS and HAAT). The diagrams aim to reflect the influence of the product demands on the incorporation of AT by the user PWD and the influence of the context as a facilitator or as a barrier to their performance.

Keywords: user-centred design; assistive technology, assistive devices.

Autores

Rosimeri Franck Pichler e Giselle Schmidt A. D. Merino

Baixe o Arquivo Completo