Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS PARA USO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR / DEVELOPMENT PROCESSO OF WEBCOMICS IN HIGHER EDUCATION

Resumo

O mercado de publicação de histórias em quadrinhos destinadas a um público mais maduro tem mostrado um crescimento perceptível nos últimos anos, tanto em revistas impressas quanto em ambientes hipermidiáticos, mas há uma lacuna nos estudos do uso dessa linguagem com foco na educação deste público. Este artigo descreve o processo de refinamento sucessivo para a criação de quadrinhos digitais como elemento de apoio didático no ensino superior. A partir de um experimento piloto com alunos de pós-graduação, seguido de outro experimento com alunos de graduação, os elementos associados às histórias em quadrinhos digitais criados foram implementados e testados, gerando o refinamento da proposta original.

Palavras-chave: histórias em quadrinho digitais; experimento piloto; educação superior.

 

Abstract

The comics publishing market aimed at more mature audiences has shown a perceptible growth in recent years, both in printing comics books and on hipermediatic enviroments, but there is a gap in studies of the use of this language focused on this public’s education. This article describes the successive refinement process for creating digital comics as didactic support element in higher education. From a pilot experiment with graduate students, followed by another experiment with undergraduates, elements associated to the created webcomics were implemented and tested, generating the refinement of the original proposal.

Keywords: webcomics; pilot experiment; higher education.

 

Autores

Alexandra Presser e Gilson Braviano

Baixe o Arquivo Completo