Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROCEDIMENTOS EMPÍRICOS, TÉCNICOS E PRÁTICOS UTILIZADOS NA CRIAÇÃO DE PAINÉIS SEMÂNTICO / EMPIRICAL, TECHNICAL AND PRACTICAL PROCEDURES USED IN MOOD BOARDS CREATION

 

Resumo

Painel Semântico (PS) é uma ferramenta qualitativa de natureza sensorial utilizada durante o processo de concepção estética do produto com a finalidade de apresentar referências semânticas para direcionar, enquadrar, alinhar, abstrair e inspirar os profissionais de design. Por outro lado, é uma ferramenta que conta com poucos estudos sobre seu processo de criação. Neste contexto, este artigo tem como objetivo levantar e compartilhar práticas e técnicas que profissionais da área de design aplicam no decorrer do processo de criação de um PS. Para tanto foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 24 profissionais que possuem experiência na criação e uso de PS, onde foram abordados os procedimentos utilizados por estes no decorrer do processo. Os resultados apontaram para uma similaridade na sequência de etapas de criação do PS (preparação, seleção e composição). Para cada etapa, porém, uma variedade expressiva de diferentes procedimentos e indicações foi citada, mostrando pouca padronização na forma escolhida para a resolução do processo. Foram citadas 9 técnicas, 25 práticas e 18 indicações para melhores resultados. Os itens mais citados foram, respectivamente: mapa mental (12,5%), associar textos às imagens (25%), e utilizar objetos com elementos táteis, sonoros e olfativos (16,7%).

Palavras chave: painel semântico; procedimentos; técnicas; práticas.

 

Abstract

Mood Board (MB) is a qualitative tool of sensorial nature used during the aesthetic conception process of the product to present semantic references to direct, frame, align, abstract, and inspire design professionals. On the other hand, it is a tool that has few studies on its creation process. In this context, this article aims to raise and share practices and techniques that design professionals apply while creating an MB. To this end, semi-structured interviews were conducted with 24 professionals who have experience in creating and using MB. The procedures used by them during the process were addressed. The results pointed to a similarity in the sequence of steps of MB creation (preparation, selection and composition). For each stage, however, an expressive variety of procedures and indications was cited, showing little standardization in the path chosen for the resolution of the process. Nine techniques, 25 practices and 18 indications for better results were cited. The most mentioned items were, respectively: mind map (12.5%), associate texts to images (25%), and use objects with tactile, sound and smell elements (16.7%).

Keywords: mood board; procedures; techniques; practices.

Autores

Marcos Roberto dos Reis e Eugenio Andrés Díaz Merino

Baixe o Arquivo Completo