Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PREFÁCIO

A Revista Educação Gráfica prima por possibilitar e evidenciar a relevância da linguagem gráfica em diversas áreas do conhecimento. Especificamente através de sua Edição Especial, estabeleceu-se como um forte veículo de divulgação e incentivo aos estudos em Design. Em 2009, ressaltando o importante papel da Universidade como incentivadora da aplicação e desenvolvimento do Design no Brasil, a 5ª Edição Especial expande sua abrangência local e exemplifica algumas das diversas pesquisas realizadas junto a programas brasileiros de Pós-Graduação. O Design tem influência sobre muitos aspectos da ação humana, agregando conceitos e valores que podem permitir a extração de informações e conhecimentos, representar inovação e provocar sensações. Sua ação transformadora do ambiente e das suas relações com o indivíduo o torna ferramenta indispensável para a melhoria da qualidade de vida do homem. Nesse contexto, os artigos aqui apresentados sob a forma de resumos expandidos de pesquisas configuram-se como amostras de diversas frentes de aplicação do Design, assumindo o seu caráter abrangente, interdisciplinar e multidisciplinar. Inicialmente é apontada a importância da formação do designer, dos pensamentos pedagógicos e da necessidade de mudança de paradigmas na educação. Complementando este conhecimento e sua aplicação, muitos dos artigos dessa edição demonstram a interação entre Design e Ergonomia sob os variados prismas e escalas de abordagem, encontrando-se resultados de pesquisas que vão desde a Ergonomia em escala urbana até a avaliação de postos de trabalho, ou ainda, a relação entre o espaço escolar, o mobiliário e o comportamento do aluno. É evidenciada também a relevante colaboração do Design para a Informática, através de estudos de interfaces, seja pelos aspectos da avaliação de software existentes, seja pelas recomendações para sua usabilidade. Abordam-se ainda as relações entre Design, Comunicação Visual e Ciências Cognitivas, através das pesquisas que tratam de configuração de produtos editoriais, do papel de embalagens na captação de informações para o deficiente visual, do uso de cores na indústria gráfica e do estudo das emoções na interação entre o indivíduo e o produto. Acredito que essa edição seja excelente referência e fonte de atualização na área, contribuindo assim para o desenvolvimento do ensino e pesquisa brasileiros.
Profa. Dra. Lea Cristina Lucas de Souza, Profa. Adjunta/Livre-Docente em Conforto Ambiental, Depto. de Arquitetura e Plajenamento/ Programa de Pós-graduação em Design – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – UNESP

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Lea Cristina Lucas de Souza