Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PRÁTICAS PROJETUAIS TRANSDISCIPLINARES ENTRE DESIGN E BIOLOGIA: METODOLOGIA PRÁTICA PARA O ENSINO DE BIÔNICA / TRANSDISCIPLINARY PROJECT PRACTICES BETWEEN DESIGN AND BIOLOGY: PRACTICAL METHODOLOGY FOR THE TEACHING OF BIONICS

 

Resumo

A biônica é uma atividade de pesquisa e desenvolvimento que consiste na aplicação de uma característica de um elemento da natureza em um projeto, podendo ser desde estrutural, funcional até estético. Essencialmente, é baseada na interpretação do atributo natural, na análise de como ele produz o efeito desejado, e na aplicação do mesmo na resolução de um problema. Para isso são necessárias equipes com diferentes formações, além de técnicas para investigação. Contudo, não necessariamente são requeridos equipamentos sofisticados, o que poderia limitar a implementação em centros de ensino. Este artigo pretende apresentar uma metodologia simplificada para o ensino de biônica, mostrando que uma infraestrutura mais simplificada também pode contribuir para o desenvolvimento de projetos bioinspirados. Além da descrição da metodologia são apresentados estudos de caso desenvolvidos sem a necessidade de técnicas avançadas de observação e análise, evidenciando que práticas projetuais inovadoras podem ser seguidas por meio de processos criativos e da união de diferentes áreas de formação.

Palavras-chave: biomimética; biomimetismo; projeto; educação; formação.

 

Abstract

Bionics is a research and development activity that consists of applying a characteristic of a nature element in a project, which can be structural, functional, and aesthetic. Essentially, it is based on the interpretation of the natural attribute, on the analysis of how it generates the desired effect, and on its application in problem solving. Thereto, teams with different backgrounds are needed, as well as techniques for investigation. However, sophisticated equipment is not necessarily required, which could limit the implementation in teaching centers. This paper intends to present a simplified methodology for the teaching of bionics, showing that a more simplified infrastructure can also contribute to the development of bioinspired projects. In addition to the description of the methodology, case studies developed without the need for advanced observation and analysis techniques are presented, showing that innovative design practices can be followed through creative processes and the union of different training areas.

Keywords: biomimetics; biomimicry; project; education; training.

 

Autores

Felipe Luis Palombini, Mariana Kuhl Cidade, Daniela Ailin Magris e João Victor Setti Ghedini

Baixe o Arquivo Completo