Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

POR UMA MONTAGEM: A TEORIA DA MONTAGEM E UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O DESIGN / FOR AN ASSEMBLY: THE THEORY OF ASSEMBLY AND A THEORETICAL AND METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR DESIGN RESEARCH

Resumo

Este ensaio almeja perpassar a inicial trajetória percorrida pelo design enquanto campo de conhecimento, disciplina e história que se estabelece a partir do século XIX. Este “novo” campo de conhecimento ambicionou união de indústria e arte, e de certa feita bem conjugara ambos campos de conhecimento. Contudo, a atual pesquisa em design parece ter se distanciado da arte e de sua teoria. A questão posta constitui em que medida a teoria da montagem – conceituada especialmente pelo cineasta soviético Serguei Eisenstein –  poderia contribuir, não só para a prática, bem como para o aporte teórico na pesquisa visual em design. Uma vez que, na concepção de seus Painéis Imagéticos designers já praticam montagens – apesar de grande parte do material bibliográfico e do discurso corrente, tanto acadêmico como na área de atuação profissional – utilizarem-se do termo colagem. Nas seguintes páginas, a montagem, tal como teorizada e praticada pela história da arte é exemplificada e proposta para o design.

Palavras-chave: design; pesquisa visual; imagem; montagem.

 

Abstract

This essay aims to permeate the initial trajectory of design as a field of knowledge, discipline and history that was established from the nineteenth century. This “new” field of knowledge aspired the union between industry and art and, in certain sense, the combination of both fields of knowledge. However, the current design research seems to have turned away from art and art theory. The question considered is to what extent the assembly theory – especially conceptualized by the Soviet filmmaker Sergei Eisenstein – could contribute not only to practice but also to the theoretical background of visual design research. Since that, in the conception of their imagetic panels, designers already practice assembly – although much of the bibliographic material and the current discourse both academic and in professional area use the term collage. In the following pages, the assembly, as theorized and practiced in art history is illustrated and proposed to its use in the field of design.

Keywords: design; visual search; image; assembly.


 

Autores

Daniela Queiroz Campos

Baixe o Arquivo Completo