Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PERCEPÇÃO DISCENTE A RESPEITO DE PROGRAMAS CAD COMO APOIO À CRIATIVIDADE E À REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Resumo
O presente estudo possui como objetivo principal considerar a utilização de um programa de desenho auxiliado por computador (CAD) em uma disciplina de projeto arquitetônico, tendo como referência a percepção dos acadêmicos sobre o tema. Foram abordadas áreas referentes ao ensino do projeto arquitetônico, da representação gráfica, dos programas CAD e da utilização do computador como ferramenta de ensino-aprendizagem da representação gráfica. O método empregado no processamento dos dados foi a lógica difusa, os quais foram obtidos tendo como critérios de análise etapas de projetação e meios de representação.
Palavras-chave: Métodos de representação; lógica difusa; programas CAD.

Abstract
The present study has as main objective to consider the utilization of one program of computer aided design (CAD) in a subject of architectural project, having as reference the perception of the students about the theme. Areas related to the architectural project teaching, graphic representation, CAD programs and the utilization of the computer as a teaching-learning tool of the graphic representation were mentioned. The method used in the data processing was the fuzzy logic, obtained from analysis criteria of projecting steps and ways of representation.
Key words: Representation methods; fuzzy logic; CAD programs

Autores

Arnoldo Debatin Neto Antônio Carlos de Souza Henderson José Speck Júlio César da Silva

Baixe o Arquivo Completo