Revista Educação Gráfica

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PENTEANDO O DESIGN A CONTRAPELO: NARRATIVAS VISUAIS SOBRE A ESCRAVIDÃO E MEMÓRIA AFRICANA NA CAFUA DAS MERCÊS – MA / COMBING DESIGN AGAINST THE GRAIN: VISUAL NARRATIVES ABOUT SLAVERY AND AFRICAN MEMORY IN CAFUA DAS MERCÊS – MA

 

Resumo

O artigo apresenta uma experiência de ensino e extensão na disciplina de Design Gráfico I, da Universidade Federal do Maranhão, com vistas à construção de narrativas visuais de fatos históricos relativos à escravidão que são, em sua maioria, desconhecidos do público em geral. A partir do convite do filósofo Walter Benjamin de se “pentear a história a contrapelo”, para que outras narrativas emerjam, diferentes daquelas narradas “pelos vencedores”, propomos, por meio do design e ativismo, e em parceria com a Cafua das Mercês – o Museu do Negro – o mapeamento e a tradução visual de narrativas ocultadas sobre os processos de escravidão e pessoas escravizadas. Em uma abordagem qualitativa que envolveu a equipe do museu, alunos, docentes e pesquisadores realizaram debates, pesquisa de campo para se chegar a uma expressão em design gráfico vinculada ao ativismo em redes sociais. Como resultado, obteve-se uma série de sete narrativas que foram publicadas no Instagram da Cafua das Mercês – Museu do Negro e do NIDA – Núcleo de Pesquisas em Inovação, Design e Antropologia, trazendo ao público novos olhares sobre a escravidão no Maranhão.

Palavras-chave: design e ativismo; narrativas visuais; decolonialidade; Cafua das Mercês.

 

Abstract

The presents an outreach project experience in the subject of Graphic Design I, at University X, that aims to building visual narratives of historical facts related to slavery that are mostly unknown to the general public. Based on the invitation of philosopher Walter Benjamin to “combing history against the grain”, so that other narratives emerge different from those narrated “by the winners”, we propose, through design and activism, and in partnership with Cafua das Mercês – Black People Museum – the mapping and visual translation of hidden narratives about the processes of slavery and enslaved people. In a qualitative approach that involved staff of the museum, students, professors, and researchers carried out debates, field research to reach an expression in graphic design linked to activism in social networks. As a result, a series of seven narratives was created that were published on the Instagram of Cafua das Mercês – Museu do Negro and the Núcleo de Pesquisas Y, bringing new perspectives to the public about slavery in Maranhão.

Keywords: design and activism; visual narratives; decoloniality; Cafua das Mercês.

Autores

Raquel Gomes Noronha e Luiz Claudio Lagares Izidio

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