Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PENSANDO OS PAPEIS DO DESENHO: VALIDAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE PROJETO / THINKING ON DRAWING’S ROLE: PROJECT VALIDATION AND INTERMEDIATION

Resumo

São conhecidos os estudos que se ocupam do papel do desenho juntos aos processos de design (Goldschmidt, 1991; Goel,1995; Schenk, 2005). Esses estudos costumam enfatizar a necessária ampliação de suas discussões, o que indica, em qualquer análise, a ideia de que o tema guarda aspectos desconhecidos e potenciais inexplorados. Neste artigo parte-se de uma análise documental sobre os diferentes papeis que costumam ser associados ao desenho. A partir de algumas lacunas identificadas sobre os estudos do tema, procura-se pensar no desenho enquanto agente de intermediação entre os diferentes agentes que compõem um contexto de projeto. De forma geral o desenho é descrito com base em sua competência reprodutiva, representacional e validativa. Por meio de tal reflexão, defende-se o papel ativo e modificador do desenho em meio às dinâmicas de negociações projetual.

Palavras-chave: desenho, papéis, validação, intermediação.

 

Abstract

The studies that deal with the drawing’s role within the design processes are considerably known (Goldschmidt , 1991; Goel , 1995; Schenk , 2005) . These studies tend to emphasize the necessary expansion of its discussions, which indicates, in any analysis, the idea that the subject guard unknown and potential aspects. This article, part from a documental analysis of the different roles that are often associated with the drawing in design studies. Departing from some gaps identified in such studies, we focus on drawing as an intermediary agent within a design project. Overall, the drawing is described based on their reproductive, representational and validative competence. Through this reflection, we enphasized the active drawings’ role in a design negotiation.

Keywords: drawing, role, validation, intermediation.


 

 

Autores

Guilherme Corrêa Meyer

Baixe o Arquivo Completo