Revista Educação Gráfica

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PARALELOS: O DISCURSO DA NEUTRALIDADE NO DESIGN GRÁFICO E EM GÊNERO / PARALLELS: THE DISCOURSE OF NEUTRALITY IN GRAPHIC DESIGN AND IN GENDER

 

Resumo

Neste artigo trata-se dos paralelos entre o discurso da neutralidade que se apresenta no campo do design gráfico e em gênero (por meio do termo “gênero-neutro”). Primeiro, é feita uma reflexão a respeito do conceito da neutralidade passando pelos campos do jornalismo, direito e da ciência, concluindo com a percepção que se neutralidade é uma ideia possível de ser pensada, é porque está autorizada por um sistema discursivo, portanto, trata-se também de um posicionamento. Após isso, se analisa as relações do design gráfico com a neutralidade, principalmente no movimento modernista e Estilo Internacional. Seguindo para uma breve análise do termo “gênero-neutro”, suas aplicações acadêmicas e mercadológicas, confrontadas com o pensamento de Butler e Lauretis. Conclui-se que os paralelos discursivos tem duas características principais: a negação ou discurso da ausência, e a inclinação mercadológica. Por fim, observa-se o dilema que se desenha aos designers: a reprodução/negação dos estereótipos de gênero versus proposições desconstrutivas.

Palavras-chave: neutralidade; gênero-neutro; discurso; design gráfico; Foucault

 

Abstract

This article deals with the parallels between the discourse of neutrality that presents itself in the field of graphic design and in gender (through the term “gender-neutral”). First, a reflection is made about the concept of neutrality passing through the fields of journalism, law and science, concluding with the perception that if neutrality is a possible idea to be thought about, it is because it is authorized by a discursive system, therefore, it is positioning. After that, the relations between graphic design and neutrality are analyzed, mainly in the modernist movement and International Style. Moving on to a brief analysis of the term “gender-neutral”, its academic and marketing applications, confronted with the thinking of Butler and Lauretis. It was concluded that the discursive parallels have two main characteristics: the negation or discourse of absence, and the market inclination. Finally, there is a dilemma to designers: the reproduction / denial of gender stereotypes versus deconstructive propositions.

Keywords: neutrality; gender-neutral; discourse; graphic design; Foucault

Autores

Bianca Mendes Rati e Marcos Namba Beccari

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