Revista Educação Gráfica

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ORIENTAÇÕES PARA O DESIGN DE PUBLICAÇÕES DIGITAIS SISTEMÁTICAS / ORIENTATIONS FOR DESIGNING SYSTEMATIC DIGITAL PUBLICATIONS

Resumo

A introdução de inovações tecnológicas tem possibilitado a emergência de novas mídias para veicular histórias, informações e conhecimentos. Como resultado dessas novidades, destaca-se a publicação digital – um veículo que passa a ser digital e interativo – apresentando informações em diferentes modos, tornando-se também uma interface digital e transformando o leitor igualmente em usuário. A partir do exposto, portanto, entende-se que as publicações digitais sistemáticas – tais como livros e brochuras – requerem qualidades próprias que resultem da compreensão das relações entre os fundamentos do Design Editorial e do Design Digital, demandando conhecimentos específicos. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de orientações para o design de publicações digitais sistemáticas. Para tanto, realizaram-se os seguintes procedimentos: revisão sistemática; categorização dos achados teóricos; construção das orientações; avaliação das orientações; e refinamento das orientações. Como resultado, obteve-se um conjunto de orientações para o design de publicações digitais sistemáticas. Assim, organizado e configurado em cinco eixos – de Conceito, de Conteúdo (subdividido em Organização e Fluxo), de Funcionalidades, de Experiência (com seu subeixo Usabilidade) e de Superfície – o conjunto pode vir a contribuir diretamente para o desenvolvimento de projetos de publicações digitais sistemáticas, a partir de uma visão global e estruturada deste tipo de artefato.

Palavras-chave: design editorial; design digital; publicação digital; livro digital; orientações.

 

Abstract

The introduction of technological innovations has enabled the emergence of new media to convey stories, information and knowledge. As result of these innovations, the digital publication can be highlighted: a vehicle that is digital and interactive, presents information in different ways, becomes a digital interface and turns the reader also into user. From that, it is understood that the systematic digital publications – such as books and brochures – require their own qualities that result from understanding the relationship between the fundamentals of the Editorial Design and Digital Design, demanding specific knowledge. In this sense, this paper aims to present the development of orientations for the design of systematic digital publications. To that, the following procedures were performed: systematic review; categorization of the theoretical findings; configuration of the orientations; evaluation of the orientations; and refinement of the orientations. As a result, a set of orientations was obtained for the design of systematic digital publications. Thus, organized and configured into five axes – Concept, Content (divided into Organization and Flow), Features, Experience (with its sub-axis Usability) and Surface – the set can potentially contribute directly to the development of projects of systematic digital publications from a global and structured view of this type of artifact.

Keywords: editorial design; digital design; digital publication; e-book; orientations.

Autores

Maurício Elias Dick e Berenice Santos Gonçalves

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