Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O USO DA ANIMAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA / THE USE OF ANIMATION IN THE TEACHING AND LEARNING OF CHILDREN WITH HEARING DISABILITY

Resumo

Os desenhos animados exercem grande influência sobre as crianças e jovens não apenas como lazer, mas também somando valores. Quando transformado em uma ferramenta pedagógica, desperta a imaginação, curiosidade e atenção dos alunos. Considerando que muitas crianças surdas chegam à escola sem ter o domínio da primeira língua (LIBRAS ), o que gera um atraso na alfabetização, o presente trabalho objetivou demonstrar como o desenho animado pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de crianças surdas no ensino de LIBRAS . Para tanto, desenvolveu-se uma animação em LIBRAS , de cunho educativo, com o intuito de facilitar a assimilação e compreensão de sinais pelas crianças com surdez em fase de aprendizagem da língua. A animação desenvolvida foi comparada a um vídeo de mesmo conteúdo, da IESDE (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino), e os resultados indicaram que as crianças que assistiram a animação demonstraram maior interesse, interagindo com o personagem.

Palavras-chave: animação; LIBRAS;  expressão gráfica; ensino-aprendizagem.

 

Abstract

The cartoons exert great influence on children and young people not only as leisure, but also adding values. When transformed into a pedagogical tool, it awakens the students’ imagination, curiosity and attention. Considering that many deaf children arrive at school without first language mastery (LIBRAS ), which causes a delay in literacy, the present work aimed to demonstrate how the cartoon can aid in the teaching and learning process of deaf children in the teaching of Pounds. For this purpose, an animation was developed in LIBRAS , with an educational purpose, in order to facilitate the assimilation and understanding of signs by deaf children in the language learning phase. The animation developed was compared to a video of the same content, from IESDE (Educational Intelligence and Teaching Systems), and the results indicated that the children who attended the animation showed greater interest, interacting with the cartoon character.

Keywords: animation; LIBRAS; graphic expression; teaching and learning.

Autores

Andrea Faria Andrade e Brenda Barabasz de Macedo

Baixe o Arquivo Completo