Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O SILÊNCIO NÃO PROTEGE A INFÂNCIA: DESIGN SOCIAL COM FOCO NA EDUCAÇÃO SEXUAL INFANTIL / SILENCE DOES NOT PROTECT CHILDHOOD: SOCIAL DESIGN WITH FOCUS ON CHILDREN’S SEX EDUCATION

 

Resumo

No momento em que a problemática acerca dos limites das relações as quais as crianças se inserem torna-se fator de risco, a Educação Sexual configura-se como um movimento de luta pelos direitos da criança. O design social, nesse cenário, apresenta-se como ferramenta com potencial de fomentar mudanças, à medida que é capaz de promover a conscientização de questões ligadas a sexualidade e as fronteiras das relações socioafetivas. Sendo assim, tais aportes teóricos fornecem subsídios para resolução da pergunta problema que versa sobre como o design social pode contribuir para uma criação gráfica com foco na educação sexual infantil. Para tanto, aprofundou-se na realidade local, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Cocal do Sul. Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, fez-se uso da metodologia diamante duplo que resultou na produção de três cartazes – dois deles interativos – e um guia instrutivo para nortear a prática do professor na dinâmica. Destarte, através da linguagem verbo-visual, os conteúdos focaram no conhecimento das partes íntimas e a relação entre os toques afetivos e os toques sexualizados.

Palavras-chave: design social; educação sexual; primeira infância; cartazes.

 

Abstract

At a time when the issue of the limits of relationships in which children are inserted becomes a risk factor, Sex Education is configured as a movement in the struggle for children’s rights. In this scenario, social design presents itself as a tool with the potential to foster change, as it can promote awareness of issues related to sexuality and the boundaries of socio-affective relationships. Thus, such theoretical contributions provide subsidies for solving the problem question that deals with how social design can contribute to a graphic creation with a focus on child sex education. In order to do so, it has gone deeper into the local reality, through the Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS) of Cocal do Sul. With the intention of reaching the proposed objective, the double diamond methodology was used, which resulted in the production of three posters – two of them interactive – and an instructional guide to guide the teacher’s practice in the dynamics. Thus, through the verbal-visual language, the contents focused on the knowledge of the intimate parts and the relationship between affective touches and sexualized touches.

Keywords: social design; sex education; early childhood; posters.

 

Autores

Mateus Dias Vilela e Bruna da Silva Pereira

Baixe o Arquivo Completo