Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O PROJETO GRÁFICO E A IDENTIDADE VISUAL DA REVISTA “ARTS AND ARCHITECTURE” NAS CAPAS DE RAY EAMES / THE GRAPHIC DESIGN AND VISUAL IDENTITY OF THE MAGAZINE “ARTS AND ARCHITECTURE” ON THE COVERS OF RAY EAMES

 

Resumo

A identidade visual de uma revista é o resultado das aplicações de elementos e questões estruturadas que validam um pensamento estético e gráfico. No caso da Revista “Arts & Architecture” a inclinação editorial foi gradativamente tendenciada a expressar o modernismo norte-americano de meados dos anos 1950. Ray Eames (1912-1988), buscou a validação desse discurso na elaboração de vinte e seis capas emblemáticas, que se tornaram paradigmas da editoração estadunidense no ramo das artes e arquitetura. O presente artigo analisa as produções da artista dentro desse contexto gráfico de modernidade, valendo-se dos acervos em formato digital dessas capas, observando os principais componentes gráficos da publicação, tendo como parâmetros os elementos básicos de construção de um projeto editorial, como: tipografia, grid, cor e imagem, fotografia e ilustração. Pode-se perceber ao final dessa pesquisa, que as capas estudadas exerceram um papel central no cultivo de uma cultura de design e ‘bom gosto’ moderno nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que colocavam os arquitetos e a arquitetura americana no mapa internacional.

Palavras-chave: Ray Eames; revista; Arts & Architecture; projeto gráfico; capas.

 

Abstract

The visual identity of a magazine is the result of the application of elements and structured questions that validate aesthetic and graphic thinking. In the case of the “Arts & Architetcure” Magazine, the editorial inclination gradually tended to express the North American modernism of the mid-1950s. Ray Eames (1912-1988), sought validation of this discourse in the elaboration of twenty-six emblematic covers, which became paradigms of American publishing in the field of arts and architecture. The present article analyzes the artist’s productions within this graphic context of modernity, making use of the collections in digital format of these covers, observing the main graphic components of the publication, having as parameters the basic elements of construction of an editorial project such as: typography, grid, color and image, photography and illustration. It can be seen at the end of this research that the covers studied played a central role in cultivating a culture of modern design and ‘good taste’ in the United States, while at the same time placing American architects and American architecture on the international map.

Keywords: Ray Eames; magazine; Arts & Architecture; graphic designs; covers.

Autores

Manuella Mendonça Pinheiro Pamponet e Roger Pamponet da Fonseca

Baixe o Arquivo Completo