Revista Educação Gráfica

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O PROJETO EMBRYOLOGICAL HOUSE DE GREG LYNN: UMA INVESTIGAÇÃO METODOLÓGICA / GREG LYNN’S PROJECT EMBRYOLOGICAL HOUSE: AN METHODOLOGICAL INVESTIGATION

 

Resumo

Em consonância com Bird e LaBelle (2010), observa-se que não apenas a arquitetura construída deve ser preservada, mas também a sua metodologia de concepção. O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa em andamento que procura desenvolver uma metodologia similar à que Greg Lynn aplicou no Embryological House (1998), porém, com ferramentas diferentes. Verifica-se a possibilidade de chegar a resultados próximos, do referido projeto, por meio do visual scripting do software Grasshopper e de seus plug-ins Galapagos e Biomorpher, com visualização gráfica no Rhinoceros. Promove-se uma leitura da concepção do Embryological House sob o ponto de vista da “morfogênese digital” (KOLAREVIC, 2003). Entende-se que isso significa posicionar o computador como uma entidade generativa para a busca de soluções e “invenções de formas” (VÁZQUEZ RAMOS, 2009) como um “sócio” (DOLLENS, 2002; ZELLNER, 1999) do arquiteto. Os resultados apontam para a estruturação de uma metodologia de projeto paramétrico e algorítmico generativo, que permite a interação com o arquiteto, aplicável a diferentes contextos.

Palavras-chave: Greg Lynn; embryological house; visual scripting; algoritmo genético.

 

Abstract

In line with Bird and LaBelle (2010), it’s observed that not only the built architecture should be preserved, but also its design methodology. The objective of this article is to present an ongoing research that seeks to develop a methodology similar to the one that Greg Lynn applied at Embryological House (1998), however, with different tools. The possibility of coming up with close results of the referred project is sought through the visual scripting of the Grasshopper software and its Galapagos and Biomorpher plug-ins, with graphical visualization in Rhinoceros. A reading of the Embryological House conception is promoted from the point of view of “digital morphogenesis” (KOLAREVIC, 2003). It’s understood that this means positioning the computer as a generative entity for the search for solutions and “inventions of forms” (VÁZQUEZ RAMOS, 2009) as a “partner” (DOLLENS, 2002; ZELLNER, 1999) of the architect. The results point to the structuring of a parametric and generative algorithmic design methodology, which allows interaction with the architect, applicable to different contexts.

Keywords: Greg Lynn; embryological house; visual scripting; genetic algorithm.

Autores

Carlos Quedas Campoy e Fernando Guillermo Vázquez Ramos

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