Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O PROCESSO CRIATIVO NO ATO DE PROJETAR: UMA PERSPECTIVA NA COMPREENSÃO DO CARÁTER CRIATIVO DO ARQUITETO / THE CREATIVE PROCESS IN THE ACT OF DESIGNING: A PERSPECTIVE IN UNDERSTANDING THE CREATIVE CHARACTER OF THE ARCHITECT

 

Resumo

A pesquisa busca compreender, por meio da investigação, o caráter criativo concedido à profissão de arquiteto. De modo geral e simplificado, ainda busca-se compreender a criatividade, discutindo o universo cognitivo. Sabe-se que experiências sobre esse mote acontecem desde meados do século XX, nos Estados Unidos e Europa, no intuito de apreender essa capacidade genuína do ser humano. Como estratégia, inicialmente será averiguado como essas características eram operadas na concepção da figura deste profissional ao longo da história da arquitetura, tendo como colocação o enaltecimento ora da tradição, ora de novas possibilidades e expressões na renovação do já convencionado. A partir dessa análise, procura-se também entender, por meio do ateliê, o processo criativo no curso de arquitetura e urbanismo; ou ainda revendo como a aprendizagem, na atualidade, é trabalhada nesse campo do saber, no qual se enfrenta a contradição entre o aprender e o ensinar a projetar. Por fim, faz-se também necessário avançar um pouco mais na compreensão do funcionamento de um intelecto mais capacitado e perspicaz, entendendo que raciocínio e imaginação são fundamentais para a atividade do arquiteto atuante.

Palavras-chave: processo criativo; ato de projetar; criatividade; processo cognitivo; ateliê de projeto.

 

Abstract

The research seeks to understand, through investigation, the creative character given to the profession of architect. In a general and simplified way, we still try to understand creativity, discussing the cognitive universe. It is known that experiences on this theme have been taking place since the middle of the twentieth century, in the United States and Europe, in order to apprehend this genuine ability of the human being. As a strategy, it will initially be investigated how these characteristics were operated in the conception of the figure of this professional throughout the history of architecture, having as placing the praise sometimes of tradition, sometimes of new possibilities and expressions in the renovation of the already agreed. From this analysis, we also seek to understand, through the atelier, the creative process in the course of architecture and urbanism; or even reviewing how learning is worked on, nowadays, in this field of knowledge in which the contradiction between learning and teaching how to project is faced. Finally, it is also necessary to advance a little further in understanding the functioning of a more capable and insightful intellect, understanding that reasoning and imagination are fundamental to the activity of the active architect.

Keywords: creative process; designing; creativity; cognitive process; design studio.

Autores

Taciana Assumpção Vaz e Rafael Antônio Cunha Perrone

Baixe o Arquivo Completo