Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O POTENCIAL TRANSFORMADOR DO DESENHO EM EXPERIMENTOS COLABORATIVOS / THE TRANSFORMATIVE POTENTIAL OF DRAWINGIN COLLABORATIVE EXPERIMENTS

 

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo como experimento de codesign, fruto de uma parceria entre instituições públicas no Estado do Rio de Janeiro, em colaboração com o Codesign Research Center da KADK (Dinamarca). A proposta projetual teve por objetivo desenvolver uma atividade gráfica educativa, com suporte material, destinada aos jovens em idade escolar que frequentam uma biblioteca. São apresentadas aqui as etapas e processos projetuais desta atividade, resultando no jogo “História Sem Fio”, que tem como abordagem e fundamento a experiência do desenhar coletivamente. São relatadas as situações de interação direta entre os estudantes de design e os jovens, a atuação do designer em um projeto coletivo e a revisão de conceitos.

Palavras-chave: biblioteca; educação; codesign; desenho; jogo.

 

Abstract

This article describes the development of a game as a codesign experiment, outcome of the partnership between state institutions in Rio de Janeiro and the Codesign Research Center from KADK (Denmark). The proposed work aimed designing a graphic educational activity along with a material support, targeting young people at school age who attend the library as a regular basis. The steps and processes of the activity are explained as well as the result, a board game denominated as “História Sem Fio” (Wireless Story). The central argument of the game is the experience of drawing as a collective activity. The main purpose of this article is to explain aspects of the interaction between designers and the young, of the role of the designer in a collective project, and the improvement of concepts.

Keywords: library, education, codesign, drawing, game.

 

Autores

Cristina Jardim Batista, Luciana Keller Ponce da Motta e Ligia Maria Sampaio de Medeiros

Baixe o Arquivo Completo