Revista Educação Gráfica

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O PENSAMENTO PECULIAR DA GEOMETRIA DESCRITIVA

Resumo

Neste artigo, destacamos um pensamento peculiar da geometria descritiva de Monge, que combina a geometria espacial com a sua representação. O suporte em que esta é representada é plano, a folha de papel. A técnica utilizada é a da projeção ortogonal em dois planos perpendiculares entre si e o rebatimento de um dos planos sobre o outro, a épura. Desta forma, Monge organiza um conteúdo disciplinar de geometria espacial para ser representado em épura. Argumentamos que este modo de expor a geometria difere da maneira como esta é, tradicionalmente, apresentada nos livros didáticos de matemática em que pouca, ou mesmo nenhuma atenção é dispensada ao desenho das considerações geométricas. Tendo como fundamento a ambiguidade de interpretação de uma imagem em perspectiva, discutimos a adequação dos conceitos descritos por Monge aos meios digitais de modelagem 3D. A proposta não é de utilizar a computação gráfica para melhor entender os procedimentos da disciplina mongeana, mas exatamente o contrário: compreender o seu espírito descritivo para aplicá-lo na representação visual gráfica dos novos aparatos computacionais.

Palavras-chave: geometria espacial; descritiva; representação gráfica; computação gráfica.

 

Abstract

In this article, we highlight a peculiar thought of Monge’s descriptive geometry, which combines the spatial geometry with its representation. The support on which it is shown is flat, the sheet of paper. The technique used is the orthogonal projection in two mutually perpendicular planes and the revolving of one plane to coincide to the other, the epura. Thus, Monge organizes a disciplinary content of spatial geometry to be represented in epura. We argue that this way of exposing the geometry differs from the way this is traditionally presented in textbooks of mathematics in which little, if any attention is paid to the design of geometrical considerations. Taking as a basis the ambiguity of interpretation of an image in perspective, we discuss the suitability of the concepts described by Monge to 3D modeling digital media. The proposal is not to use computer graphics to better understand the procedures of mongean discipline, but exactly the opposite: understanding its descriptive aspect to apply it in visual/graphical representation of new computing devices.

Keywords: spatial geometry; descriptive; graphic representation; computer graphics.

Autores

Danusa Chini Gani

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