Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O ENSINO E O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO / EDUCATION AND THE USE OF COMICS IN CLASSROOM: AN ACTION PROPOSAL

Resumo

A presença de histórias em quadrinhos em sala de aula tem se tornado cada vez mais comum graças à valorização que se tem dado ao uso de diferentes gêneros textuais para aprimorar a leitura e escrita de alunos em fase de alfabetização. Contudo, é necessário avançar na compreensão sobre as diferentes práticas de ensino que podem ser realizadas a partir do uso de um material que possui linguagem e características próprias e que, para ter o alcance esperado, demanda uma leitura que vai muito além das palavras, tanto para alunos quanto para professores. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um exemplo de ação para o uso de HQs em sala de aula levando em consideração as diferentes potencialidades que a linguagem pode oferecer para além das atividades atualmente difundidas, que geralmente envolvem apenas a leitura das histórias como uma atividade de recreação. Acredita-se que conhecer as contribuições dos quadrinhos e ampliar as possibilidades de seu uso pode impactar positivamente na maneira como os professores utilizam os quadrinhos com seus alunos, ampliando o repertório docente e diminuindo a possibilidade de compreensões equivocadas, principalmente por alunos que ainda se encontram em fase de alfabetização.

Palavras-chave: história em quadrinhos; formação de professores; prática docente; alfabetização.

 

Abstract

The presence of comics in the classroom has become increasingly common thanks to the appreciation that has been given to the use of different genres to improve the reading and writing of students in literacy phase. However, it is necessary to advance the understanding of different teaching practices that can be realized from the use of a material with its own language and characteristics and to have the expected range, demand a reading that goes beyond words, both for students and for teachers. This paper aims to present an example of action for the use of comics in the classroom taking into account the different possibilities that language can offer in addition to the activities currently spread , which usually only involve reading the stories as an activity of recreation. It is believed to know the contributions of comics and expand the possibilities of its use can positively impact the way teachers use the comics with his students, expanding the teaching repertoire and reducing the possibility of misunderstandings , especially for students who are still literacy phase.

Keywords: comics; teacher training; teaching practice; literacy.

 

Autores

Mariana Vaitiekunas Pizarro e Carolina Vaitiekunas Pizarro

Baixe o Arquivo Completo