Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O DESIGN NA COMUNICAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DA CAPOEIRA: ESTUDO DE CASO EM NATAL/RN/ THE DESIGN IN THE COMMUNICATION OF CAPOEIRA’S CULTURAL IDENTITY: A CASE STUDY IN NATAL / RN

Resumo

O novo panorama epistemológico do Design ressalta uma atual discussão sobre o papel do designer enquanto catalisador cultural, mediador de sistemas complexos. Nesse viés, a pesquisa buscou apreender como o design gráfico pode evidenciar a capoeira enquanto manifestação cultural, potencializando o seu caráter identitário brasileiro.  O estudo foi estruturado a partir de uma metodologia mista, em um primeiro momento não-intervencionista, por meio de um estudo de caso instrumental, com aplicação de formulários com os grupos de capoeira de Natal/RN, seguido de uma pesquisa online com o público alvo apreendido no estudo de caso. Os dados coletados foram analisados, respectivamente, por uma abordagem descritiva e pela análise de conteúdo. Na fase final, intervencionista ativa da investigação, foi proposta uma campanha de comunicação com objetivo de transmitir e evidenciar os valores da capoeira enquanto identidade do brasileiro, corroborando a divulgação desse bem cultural para além da ambiência de seus atores sociais. Através da realização da técnica qualitativa Focus Group foi possível validar o projeto comunicacional desenvolvido, verificando, assim, a sua eficácia. Assim, por meio dessa pesquisa, pretendeu-se demonstrar que o design, enquanto disciplina comunicacional, pode atuar sob aspectos intangíveis na valorização e apreensão de patrimônios culturais, nesse estudo em particular, da capoeira.

Palavras-chave: identidade cultural; capoeira; design de comunicação; design imaterial; design gráfico.

 

Abstract

The new panorama epistemological design emphasizes a current discussion about the designer’s role as a cultural catalyst, mediator of complex systems. In this bias, the research aimed to apprehend how graphic design can show the capoeira as a cultural expression, enhancing its Brazilian identity character. The study was structured from a mixed methodology, at first non-interventionist time by an instrumental case study, through an application forms with capoeira groups of Natal/RN, followed by an online survey with a target audience seized in the case study. The collected data was analyzed respectively by a descriptive and the content analysis approach. In the final phase, active research interventionist, was proposed a communication campaign in order to transmit and evidence the values of capoeira as the Brazilian identity, supporting the dissemination of this cultural well beyond the ambience of their social actors. By conducting the qualitative technique Focus Group it was possible validate the communication project developed by checking, thus, its effectiveness. Therefore, through this research, it was intended to demonstrate that the design, while communication discipline, can act on valuing and in the apprehension of intangibles aspects of cultural heritage, in this particular study, the capoeira.

Keywords: cultural identity; capoeira; communication design; immaterial design; graphic design.

 

Autores

Lorraine Oliveira Tabosa do Egito; Daniel Raposo Martins e Marizilda dos Santos Menezes

Baixe o Arquivo Completo Baixe o Arquivo Completo