Revista Educação Gráfica

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O DESIGN DE PRODUTOS INFANTIS E AS QUESTÕES DE GÊNERO NO BRASIL / CHILDREN´S PRODUCTS DESIGN AND GENDER IN BRAZIL

Resumo

Este estudo visa promover o debate a respeito das relações entre o design de produtos direcionados ao público infantil brasileiro e questões de gênero. Para isso, são introduzidos conceitos sobre Design e Gênero, e realizado um breve histórico a respeito da diferenciação de artefatos de acordo com o gênero do usuário, incluindo a utilização das cores azul e rosa ao longo do tempo. Além disso, são apresentados exemplos de produtos, embalagens e peças gráficas nacionais cujas características formais e simbólicas podem ser relacionadas a estereótipos de gênero. Assim, pode-se observar que ainda é comum a prática, no Brasil, da reprodução de estereótipos de gênero no design de produtos direcionados ao público infantil, seja nas embalagens, nos acessórios, nas roupas, nos produtos de higiene ou nos brinquedos, em consonância com as estratégias de branding, marketing e publicidade das empresas. Tal cenário mostra ser relevante a discussão a respeito do papel do profissional da área de Design e do impacto de sua atividade na sociedade, a fim de que se promovam novas abordagens projetuais e se atue na mudança de paradigmas.

Palavras-chave: design; produtos infantis; questões de gênero.

 

Abstract

This study promotes the debate about the relationship between the product design directed to the Brazilian children’s public and gender issues. For this, concepts about design and gender were introduced, as was a brief history of the differentiation between artifacts according to the user’s genre, including the use of blue and pink colors over time. In addition, examples of products, packaging, and national graphic pieces are presented whose formal and symbolic characteristics may be related to gender stereotypes. Thus, it can be observed that it is still common practice in Brazil to reproduce gender stereotypes in the design of products aimed at children, whether in packaging, accessories, clothes, hygiene products or toys, in consonance with branding, marketing and advertising strategies of companies. This scenario shows the relevance of the discussion about the role of Design professionals and the impact of their activity on society, in order to promote new design approaches and to act on the paradigm shift.

Keywords: design; children’s products; gender issues.

Autores

Audrey Schmitz Schveitzer e Célio Teodorico dos Santos

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